Notícias

Reunião com a Reitoria

No dia 31/10, houve reunião da ADUNEB com o Reitor e a PROGRAD, na pessoa da Pró-Reitora (Profa. Mônica) e do seu assessor (Prof. Augusto). Na reunião, o Reitor informou que, por orientação da Procuradoria Jurídica da Instituição, o adicional noturno dos docentes que trabalham após as 22:00 horas será pago somente a partir do semestre 2008.2. Assim, a ADUNEB orienta que os professores nessa situação, ingressem com a solicitação do adicional logo que tenham seus horários confirmados pelo Departamento.

Com relação à insalubridade, o Reitor informou que a SAEB fará um contrato com empresa para proceder a perícia em vários órgãos do Estado, incluindo as universidades, devendo concluí-la até o fim desse ano. Na reunião, a ADUNEB questionou, também, os critérios de avaliação dos pedidos de progressão funcional e denunciou os transtornos que vêm sofrendo os professores que concluem os cursos de Mestrado e Doutorado e solicitam progressão, apresentando cópia da ata de defesa do trabalho e declaração de conclusão dos créditos como documentos comprobatórios do correspondente título e têm a solicitação indeferida, com base em um pronunciamento da PROJUR que considera que o diploma é o único comprovante da obtenção do título de mestre ou doutor. Percebemos ser este um grande equívoco de interpretação, considerando inclusive que as outras três universidades estaduais não têm essa mesma exigência, e solicitamos que a Administração Central reveja tal posicionamento que tanto tem prejudicado direitos dos docentes.

Quanto ao calendário acadêmico de 2008.2, publicado mantendo a mesma lógica de se trabalhar com menos de 100 dias letivos semestrais, a PROGRAD reconhece que há prejuízos de ordem didático-pedagógica, mas considera que estes são menores que aqueles causados pelo descompasso entre semestre civil e semestre letivo. A ADUNEB refuta tal procedimento, mostrando, inclusive, que apesar dessa lógica estar sendo trabalhada há mais de quatro semestres o semestre acadêmico não foi igualado ao semestre civil. Cobraremos no CONSEPE, a ser realizado ainda esse ano, conforme informou o Reitor, alteração no calendário acadêmico 2008.2 para que se restabeleçam os 100 dias. Esperamos contar com a sensibilidade dos nossos representantes, eleitos pela comunidade.