Notícias

Greve de Advertência terá ato público na Alba, nesta quarta-feira (17)



 Deliberada em Assembleia Geral Docente, em 16.07, e construída conjuntamente pelo Fórum das 12, a Greve de Advertência das Universidades Estaduais da Bahia, acontece de 17 a 19 desta semana. No primeiro dia de paralisação, a partir das 9h, ocorre ato público em frente à Assembleia Legislativa (Alba), em Salvador. Para a atividade são esperados dezenas de manifestantes, que virão de ônibus fretados do interior especialmente para a reivindicação. O Fórum das 12 é um espaço aberto aos representantes de professores, técnicos e estudantes das quatro Universidades Estaduais da Bahia, e faz a unificação da luta em defesa da educação pública superior. 

Cansada de tentar sensibilizar Jaques Wagner sobre a crise financeira das Ueba, a comunidade acadêmica inicia a radicalização das reivindicações. O sucateamento das universidades estaduais se agrava. Como já exaustivamente denunciado pelo Fórum das ADs, neste ano, foram cortados R$ 12 milhões em custeio e investimento. Para 2015, dados do próprio governo mostram que a intenção é cortar mais R$ 7,2 milhões das mesmas rubricas. Para o Movimento Docente (MD), as ações mostram que o descaso é intencional e evidenciam uma política governista. 
 
A lista de problemas nas Ueba se agiganta. Entre outras dificuldades, o dia a dia da comunidade acadêmica é marcado pelo déficit no quadro de vagas de professores e técnicos, o acúmulo de funções, a ausência de uma política de permanência estudantil, a falta de restaurantes universitários e creches, o atraso nos pagamentos das bolsas auxílio e de pesquisa, a falta de equipamentos em laboratórios e até matérias de higiene pessoal, como sabão e papel higiênico.
 
Para reivindicar o repasse de 7% da Receita Líquida de Impostos, o MD convida toda a comunidade acadêmica para participar da atividade em frente à Alba, neste dia 17. Venha lutar pela educação pública, gratuita, estatal e socialmente referenciada. Juntos somos fortes!