Notícias

Palestra promovida pela ADUNEB sobre o golpe burgo-militar de 64 acontece na próxima semana

 Acontece na próxima semana o debate sobre o golpe burgo-militar brasileiro, de 1964, e os impactos no atual cenário político nacional. Com o tema “50 anos da ditadura militar e a questão da Comissão da Verdade”, o evento gratuito e aberto e todos os interessados, terá como debatedores os pesquisadores Angélica Lovatto (Unesp), Milton Pinheiro (Uneb) e Osvaldo Coggiola (USP). A atividade será realizada no dia 10 de setembro, às 9h, no campus I, auditório do Departamento de Educação (DEDC). A organização é da ADUNEB, com apoio do Centro de Estudos Marxistas (CEMARX/Uneb).

Angélica Lovatto é doutora em Ciência Política pela PUC-SP. Professora do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP-Marília, onde coordena o Grupo de Estudos "Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano". Integra o Conselho Editorial da Revista Lutas Sociais. É pesquisadora do Instituto Astrojildo Pereira, que publica a Revista Novos Rumos. Também pesquisadora do Instituto Caio Prado Júnior - SP, onde integra o Conselho Editorial da Revista Novos Temas. 
 
Milton Pinheiro é sociólogo e cientista político. Possui mestrado em Educação e Pesquisa - Université du Québec à Chicoutimi (2004) e doutorado em Ciência Política pela PUC/SP (2014). Professor da Uneb, editor da revista Novos Temas e autor/organizador, entre outros, dos livros “A reflexão marxista sobre os impasses do mundo atual” (2012); “Teoria e prática dos conselhos operários” (2013); e “Ditadura: o que resta da transição” (2014). Integra o grupo de pesquisa Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano (Unesp).
 
Osvaldo Coggiola é graduado em Economia Política e História na Université Paris, doutor em História Comparada das Sociedades Contemporâneas pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1983). Professor Titular da Universidade de São Paulo, na área de História Contemporânea. Atua principalmente nos temas: marxismo, América Latina, movimento operário, capitalismo e socialismo. É e segundo vice-presidente regional São Paulo, do ANDES-SN.