Notícias

ADUNEB avança na instalação do Comitê de Verdade

 Em concordância com a orientação do ANDES-SN e seguindo a deliberação da assembleia geral docente, a ADUNEB avança na construção do Comitê da Verdade na Uneb. Após solicitação do sindicato (leia mais), o Conselho Universitário (Consu) da instituição, em reunião no dia 07.08, aprovou a instalação do citado Comitê. Alguns de seus objetivos serão investigar as ingerências e consequências da ditadura burgo-militar na comunidade acadêmica da Uneb; tornar público a verdadeira história do período até então arquivada nos porões da ditadura; e ainda contribuir com a Comissão Nacional da Verdade, que investiga a violação dos direitos humanos e exigi a revisão da Lei da Anistia.

Segundo a administração central da universidade, o reitor aguarda apenas a indicação dos nomes que irão compor a Comissão para que seja constituída a atividade. O grupo será composto por um representante da ADUNEB, dois pesquisadores, um do Sintest, dois do Consu e um do DCE. Pelo sindicato dos professores o escolhido foi o diretor do ANDES-SN e da própria ADUNEB, Milton Pinheiro.
 
Em entrevista concedida ao site G1, pela Comissão de Mortos e Desaparecidos e do grupo Tortura Nunca Mais da Bahia, em 30 de julho de 2012, até aquele momento, somente em território baiano, havia o levantamento de 32 mortos ou desaparecidos no período da ditadura.
 
Ao término dos trabalhos de investigação um relatório será encaminhado para contribuir com a Comissão da Verdade do ANDES-SN que, ainda neste ano, realizará um encontro nacional da Comissão da Verdade do Sindicato Nacional. A intenção será consolidar as informações das diversas seções sindicais para reforçar a luta da Comissão Nacional da Verdade, que constrói amplo relatório sobre o tema, a ser finalizado no primeiro semestre do próximo ano. 
 
A Comissão Nacional da Verdade atua na investigação da violação dos direitos humanos e exigi a revisão da Lei da Anistia, que protege de acusações criminais assassinos, torturadores e responsáveis pelos desaparecimentos de centenas de perseguidos políticos em todo território nacional.