Notícias

Debate na ADUNEB: 50 anos do golpe burgo-militar e Comissão da Verdade

 Debate que acontecerá na Uneb, de Salvador, fará reflexão sobre os 50 anos do golpe burgo-militar brasileiro, seus impactos no cenário político nacional e a Comissão da Verdade. A atividade é gratuita e aberta ao público. Tem como debatedores os professores Angélica Lovatto (Unesp), Osvaldo Coggiola (USP), e Milton Pinheiro (Uneb), diretor da ADUNEB e do ANDES-SN. O evento acontece no dia 10 de setembro, às 9h, no campus I, auditório do Departamento de Educação (DEDC). A organização é da ADUNEB, com apoio do Centro de Estudos Marxistas (CEMARX/Uneb).

Segundo a diretoria da ADUNEB, na universidade pública, assim como em inúmeros os outros setores democráticos do país, a ditadura militar teve forte impacto. Essas instituições de ensino perderam autonomia, sobretudo a partir do decreto 477/67, a norma conhecida como o AI-5 das universidades. Para atender aos interesses da ditadura, os currículos do ensino público superior foram alterados de maneira impositiva. Além disso, em todo o país centenas de professores, técnicos e estudantes foram torturados, presos e assassinados. 

Compreender esse período e os reflexos ao atual cenário político nacional são fundamentais na ação de passar a limpo um dos períodos mais trágicos da história brasileira. Ajuda ainda a justiçar os milhares de militantes sociais e políticos brasileiros que foram duramente reprimidos nos anos de chumbo.