Notícias

Finalmente o Secretário de Educação recebe os professores

No dia 30 de outubro, ocorreu uma reunião entre o Fórum das ADs e o Secretário de Educação, Adeum Sauer, para discutir pontos como Revogação da 7176/97, GT Carreira e Orçamento para as UEBA. Depois de registrar a demora no agendamento desta audiência, a Coordenadora do Fórum das ADs, professora Maria do Socorro (ADUNEB), destacou que a expectativa do Movimento Docente é que o Secretário se faça mais atuante e participe dos mecanismos de “negociação”, criados pelo governo petista, tornando-os mais ágeis e eficientes, pois até o momento, decorridos quase dois anos, nossas reivindicações mínimas não foram atendidas e os interlocutores que representaram o governo, tanto no GT Carreira como na Mesa Setorial, demonstraram desconhecimento das especificidades das universidades.
O Secretário, por sua vez, reconheceu que a “negociação” precisa ser aperfeiçoada e admitiu não ter lido ainda a minuta de Lei, que apresentamos em agosto, mas comprometeu-se em defender entre seus pares uma política de valorização das UEBA, que inclua melhoria salarial, realização de concursos para professores e técnicos e ampliação do quadro de vagas. O Secretário comentou ainda, que defenderá também, uma política de expansão universitária desde que haja dotação de recursos para este fim. Quanto aos salários dos docentes, disse não poder adiantar nenhuma proposta, pois a SAEB, até então, não havia concluído seus estudos sobre a malha salarial da nossa categoria.
Retrucamos, através da apresentação, feita pela ADUFS, de um estudo comparativo das malhas salariais de outras universidades estaduais, demonstrando que as universidades estaduais baianas estão entre os piores salários do Brasil, ao tempo, que apresentamos como medida emergencial de recomposição dos nossos salários, a incorporação imediata de 18,66% da GEAA e, ainda anunciamos que, em breve, lançaríamos nossa campanha salarial 2009, com campanha de mídia e Ato Público.
O Secretário, Adeum Sauer, ficou entre a promessa de empunhar nossas bandeiras e a falta de garantias de que conseguiria convencer seus pares da importância dos nossos pleitos. Quanto ao GT Carreira, disse não ter autoridade para deslocá-lo para o âmbito da SEC, mas se dispôs a participar das futuras reuniões. O certo é que marcamos nova rodada de discussão para o dia 18/11, na qual ouviremos as respostas sobre a minuta de Lei e a incorporação imediata dos 18,66% da GEAA.