Notícias

Reunião com a administração central resolve velhas pendências

Na última terça feira (8) a ADUNEB se reuniu com o Reitor Lourisvaldo Valentim para dar continuidade às discussões sobre as velhas pendências ainda não resolvidas pela administração central. Na reunião anterior, em 26 de agosto, ficou acertado essa nova reunião com a presença do grupo gestor para os devidos esclarecimentos sobre os porquês das pendências.

Estiveram presentes na reunião a chefe de gabinete, Lídia Boaventura, a Pró reitora de Administração, Mirian de Almeida, a gerente da GERAD, Jolívia Teles,  a Pró reitora de Graduação, Mônica Moreira e o coordenador da UDO, Djalma Fiuza.

Segundo Maria do Socorro, diretora da ADUNEB, a reunião foi produtiva: “Esperamos que a partir dessa reunião se estabeleça uma relação de maior respeito da reitoria com o movimento docente no que se refere a dar respostas aos documentos encaminhados pela ADUNEB”, afirma Socorro.

Para Carlos Zacarias, o Reitor mostrou nessa reunião a fragilidade da sua equipe. Inúmeras respostas poderiam ser dadas mais rapidamente se houvesse uma maior coesão dos órgãos. “A administração não pode prescindir do diálogo com os movimentos organizados da universidade”, argumenta o diretor.

Adicional noturno: administração central acata proposta da ADUNEB

A questão do adicional noturno foi discutida com a Reitoria há mais de 4 meses, no entanto,  a prática do pagamento ainda não foi regularizada e muitos professore seguem sem receber o seu direito.

Na reunião do dia 26 de agosto com o Reitor, a ADUNEB voltou a questionar à administração central porque ainda não havia adotado uma sistemática mais ágil para pagamento desse adicional, com a solicitação não precisando mais ser feita de forma individual. Essa proposta, já executada por outras universidades como UESB e UEFS, foi feita pela ADUNEB à Pró reitora de Administração, Miriam de Almeida, em abril deste ano, que entendia ser imprescindível que a solicitação fosse feita mensalmente por cada docente.  

Finalmente, fruto da pressão da ADUNEB, a administração central acatou a padronização do envio, pelos diretores dos departamentos, da relação de professores que ministram aula após as 22h, com os respectivos horários.
Aqueles departamentos que enviaram os nomes dos professores, mas os processos voltaram devem reencaminhá-los via direção destacando a necessidade do pagamento ser retroativo ao semestre 2009.1. Da mesma forma, aqueles que não enviaram a solicitação do pagamento de adicional noturno devem fazê-lo já na nova sistemática, cobrando a retroatividade.

Reitoria fere autonomia universitária

Sobre a não publicação das alterações de regime de trabalho no diário oficial pela Reitoria antes mesmo do governo estadual bloquear o pagamento deste direito, a chefe de gabinete, Lídia Boaventura, justificou que o reitor assim procedeu, pois “como o sistema da SAEB não permitia o registro de alteração, o nosso entendimento foi que o ato do reitor ficaria sem efeito”. Para a ADUNEB, o ato da publicação reafirmaria a autonomia da universidade.



Furto na sede da ADUNEB em 2008

Sobre o furto na sede da ADUNEB no ano passado, a administração central informou que a empresa de segurança, responsável pelo ressarcimento dos bens furtados, pagaria a metade do valor dos materiais.
O coordenador da UDO, Djalma Fiuza, declarou sua discordância com a proposta e afirmou que a restituição deveria ser dos bens e não do dinheiro. A ADUNEB concordou com Djalma Fiúza e aguarda que a administração central exija da empresa tal restituição.

Agendas 2009

Quase 4 meses depois da solicitação do custo com as agendas 2009, a reitoria apresenta a planilha de gastos : 92.0000, 00 foi o valor destinado à confecção das agendas.
Para a Aduneb, o problema não está em fazer ou não as agendas, mas sim no custo e na prioridade financeira que é dada a ela.