Notícias

Fórum das ADs faz reunião em Conquista e discute orçamento

 O Fórum das ADs fez reunião na Uesb, em Vitória da Conquista, em 23.04. Entre os assuntos da pauta estavam a agenda de mobilizações contra o déficit orçamentário das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), a organização do próximo Encontro das Ueba, e a análise da última reunião ocorrida entre governo e Fórum dos Reitores, em 16.04, em que foram tratados vários assuntos referentes ao orçamento das Ueba,

Na reunião, em 16.04, após ser cobrado pelos reitores sobre a necessidade de uma suplementação de verba para cobrir o corte de 12 milhões das Ueba, realizado este ano, em custeio e investimento, o secretário da educação, Osvaldo Barreto, informou que nada tem a oferecer. O secretário afirmou ainda que existe a possibilidade de uma liberação de verba para ser destinada à contratação de professores substitutos, nomeação de concursados, progressões e promoções já encaminhadas. A verba de R$ 14.267 milhões seria dividida entre as quatro Ueba, em que caberia a Uneb o valor de R$ 5 milhões.
 
Segundo os diretores da ADUNEB, embora a verba seja bem-vinda, ela não resolve o problema e não é uma resposta às reivindicações do Fórum das ADs, que luta por maior orçamento para ampliação do quadro de vagas docente e suplementação para custeio e investimento.
 
Quanto ao andamento do PL de desvinculação das vagas, Osvaldo Barreto assumiu o compromisso, junto aos reitores, de se empenhar na aprovação do documento. O Fórum das ADs continuará acompanhando a tramitação e cobrando a concretização do PL.
 
Sobre o Encontro das Ueba, um importante espaço para a construção da luta e o fortalecimento do Movimento Docente, foi decidido que o evento acontecerá na Uefs, em Feira de Santana, de 4 a 6 de setembro. Alguns dos temas abordados serão conjuntura, carreira docente, financiamento e saúde do trabalhador docente.
 
Fórum das 12 
 
No mesmo dia da reunião do Fórum das ADs, professores, servidores técnicos e estudantes realizaram, também em Vitória da Conquista, a reunião do Fórum das 12, que é composto por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos). A atividade teve como objetivo discutir os problemas das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), que afetam as três categorias. 
 
Após a discussão sobre os principais obstáculos foram tirados como encaminhamentos a construção de uma comissão, integrada por professores, técnicos e estudantes, para discutir e denunciar graves problemas das Ueba, por exemplo, o assédio moral e a distribuição indevida de cargos nas universidades estaduais. Além disso, o Fórum das 12 também propôs que cada uma das quatro Ueba faça reuniões sobre os seus problemas específicos.  
 
Fórum das 12 discute problemas internos das Ueba