Notícias

ADUNEB discute pauta interna e apoia adesão parcial ao Sinaes

 A ADUNEB debateu nesta terça-feira, 26.11, em Salvador, assuntos relativos à pauta interna da universidade. O baixo número de docentes presentes na atividade fez com que a Assembleia Geral fosse transformada em reunião de diretoria ampliada. Mesmo assim foram discutidos importantes temas como as ações da campanha de mídia que fazem a denúncia sobre o estrangulamento orçamentário das Ueba; a atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA); os processos de promoção e progressão; a contratação simplificada de professores, entre outros. A atividade contou com a participação do ANDES-SN.

Dentre as decisões da reunião foi consenso que o Sindicato, enquanto membro da comissão da CPA, aprova à adesão da Uneb ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), mas desde que o Termo de Avaliação seja assinado em caráter de experiência e, por enquanto, apenas pelos próximos dois anos para analisar como se efetivará o processo. Uma das preocupações dos professores é que os parâmetros de avaliação que serão utilizados respeitem as especificidades e a realidade de cada universidade. A ADUNEB defende que a análise seja pautada na transparência de informações, com a avaliação da produção docente sendo analisada dentro de amplo contexto e não apenas por meio do modelo de produtivismo acadêmico, que pode levar a uma distorção da realidade.
 
O Sinaes foi criado pelo governo federal, em 2004, e depois estendido um termo de cooperação com os estados. É composto por três parâmetros de avaliação: o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a análise institucional (autoavaliação e avaliação externa) e a análise de cursos. O objetivo é a avaliação e a regulação dos sistemas estaduais de educação superior. 
 
Promoções travadas
 
Embora dezenas de processos de promoção e progressão tenham sido destravados durante este mês de novembro, foi constatado que as promoções de auxiliar para assistente ainda estão paradas. O Sindicato enviará ofício à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) solicitando informações sobre o assunto e exigindo rapidez no destravamento dos processos. 
 
A ADUNEB reforça a importância da participação do maior número possível de docentes nas reuniões, assembleias e mobilizações organizadas pelo Movimento Docente (MD). Nessa reunião ampliada, em 26.11, embora os temas da pauta tenham sido debatidos, com certeza, as discussões teriam tido avanço maior se contassem com a participação de mais professores. Os problemas estruturais, políticos e financeiros da Uneb afetam o dia a dia dos docentes. A precarização do trabalho e o sucateamento da universidade batem à porta. A convocação da Assembleia Geral desta semana foi reflexo da preocupação da ADUNEB com as demandas reprimidas da categoria. O MD nunca fugirá ao enfrentamento, mas com a participação de um número maior de professores ficaremos ainda mais fortes na luta. 
 
Baixo número de docentes transformou AG em reunião de diretoria ampliada