Notícias

MD pressiona deputados por emendas no orçamento



 Nesta segunda-feira, 14.10, a ADUNEB e as demais Associações Docentes que compõem o Fórum das ADs, estiveram na Assembleia Legislativa (ALBA) para pressionar os deputados estaduais à criação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), de 2014. O objetivo do Movimento Docente (MD) é tentar minimizar a crise financeira nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). A ação dos docentes aconteceu cinco dias após a paralisação das atividades acadêmicas que ocorreu na quarta-feira, 09.10, para protestar contra a falta de recursos financeiros das Ueba.

Durante a peregrinação pela ALBA os professores estiveram em vários gabinetes, explicaram como a grave crise financeira impacta as Ueba e cobraram um posicionamento dos parlamentares. Desde 2010, o MD luta para que o repasse orçamentário do estado seja de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). Atualmente esse percentual não chega a 5%, o que prejudica custeio, investimento, ensino, pesquisa e extensão. 
 
Os professores, indignados, também denunciaram aos deputados que a pouca verba destinada atualmente as Ueba será ainda menor no próximo ano. O orçamento para 2014 prevê redução de aproximadamente R$ 12 milhões para custeio e investimento. Atitude que, mais uma vez, evidencia o desrespeito do governo Jaques Wagner com a Educação Pública Superior da Bahia.
 
Vários parlamentares se mostraram sensíveis ao estrangulamento financeiro das universidades e prometeram estender a discussão à plenária da câmara. Um dos gabinetes que recebeu à visita dos professores foi o do líder da minoria, Elmar Nascimento. Já o líder do governo, deputado Zé Neto, embora tenha tentado justificar o descaso de Jaques Wagner com a educação, afirmou que a reivindicação das ADs é “justa e necessária”, e que levará a pauta ao governo.
 
Professores questionam deputado Zé Neto sobre descaso do governo com a educação
 
Audiência – O Fórum das ADs, na última quinta-feira, 10.10, esteve na Secretaria Estadual da Educação com o intuito de cobrar do governo o agendamento de uma audiência para discutir o problema do déficit orçamentário das Ueba. A solicitação da audiência já havia sido protocolada pelos professores, em 30.09, e sugeria como data da reunião a última quinta-feira, 10.10. Sem uma resposta do governo, o Fórum das ADs foi à secretaria exigir um posicionamento.
 
O coordenador da CODES – Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior, Nildon Pitombo, que estava em um evento do governo estadual, na confortável e paradisíaca, Costa do Sauípe, informou por telefone que a audiência será marcada a partir desta semana. 
 
União contra a crise - O déficit orçamentário atinge as quatro Universidades Estaduais da Bahia: Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. No caso da Uneb, apenas para solucionar a defasagem de infraestrutura nos cursos seria necessário um investimento que ultrapassa os R$ 200 milhões. A informação foi fornecida pela reitoria durante a última reunião do Conselho Universitário. Para enfrentar o descaso do governo Jaques Wagner, Associações Docentes, Fórum dos Reitores, Sindicados dos Técnico-Administrativos e Movimento Estudantil realizam ações que visam o combater ao estrangulamento orçamentário.