Notícias

MD recebe apoio no Dia de Luta Docente

 Com o objetivo de protestar contra o descaso com que o governo Jaques Wagner trata a educação na Bahia, e socializar o andamento das negociações salariais com toda a comunidade acadêmica, a ADUNEB e as demais Associações Docentes (ADs) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) realizaram, em 9 de abril, o Dia Estadual de Luta Docente. A ação deu continuidade à agenda de mobilizações da categoria, que desde junho do ano passado protocolou a pauta de reivindicações na Secretaria da Educação e Governadoria.  

A atividade ratificou o amplo apoio da comunidade acadêmica ao MD. Vestidos com a camisa da Campanha Salarial, durante as ações de panfletagem, fixação de cartazes, visitas às salas de aula e Departamentos, o MD foi bem recebido por professores, alunos e técnicos-administrativos. Todos ofereceram palavras de incentivo ao Movimento e indignação contra o governo Wagner.
 
Além da pauta salarial, o assunto criticado por toda a comunidade era o atraso no pagamento do reajuste linear de 5,84% a todo o funcionalismo público estadual. Com data-base em 1º de janeiro, essa recomposição salarial tradicionalmente é paga em março com retroatividade ao primeiro mês do ano. 
 
Os desmandos do governo Wagner afetam diretamente vários segmentos da classe trabalhadora. Somente nas Ueba são cerca de 4 mil docentes. Segundo informações do site Bahia Notícias, em matéria publicada em 10 de abril, apenas os funcionários em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) são mais de 25 mil servidores. 
 
 
Diretores da ADUNEB socializando informações com os alunos