Notícias

ADUNEB participa de reuniões do ANDES-SN

 

Nos dias 8 e 9 de dezembro o ANDES-SN promoveu duas atividades em Brasília que contaram com a participação da ADUNEB. O primeira foi um Seminário Nacional sobre os Desdobramentos da Rio+20 e Código Florestal. O evento teve a participação do professor Ivan Quaresma, base da Associação. Já a segunda reunião foi do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical – GTPFS para tratar temas que estarão em pauta no 32º Congresso, que será realizado em março. Representando a ADUNEB estava a professora Lílian Ruas, Diretora Estadual da Seção-Sindical.
 
O Seminário Nacional sobre os Desdobramentos da Rio+20 discutiu sobre as consequências maléficas dos transgênicos e produtos agrotóxicos à saúde. Além de defender a agroecologia como uma alternativa viável economicamente para os trabalhadores do campo. Um dos pontos altos do evento aconteceu no segundo painel do sábado, e teve a participação do agrônomo do MST Claudinei Carneiro Zavarski. Ele criticou a ação predatória estabelecida pelo agronegócio e reforçou a defesa da agroecologia como meio de subsistência para a agricultura familiar.
 
O GTPFS teve como pauta a Defesa do ANDES-SN campanha de sindicalização; Fundo nacional de greve; Organização sindical em Instituições multicampi; Construção da CSP-Conlutas; e Atividades de formação sindical. Sobre o fundo nacional de greve, o GT apresentou um esboço inicial de texto para discussão. O debate abordou principalmente a disponibilização de recursos para as ações em defesa do ANDES-SN. Agora, o texto e as sugestões apresentadas durante a discussão serão encaminhados à diretoria, que deverá definir uma proposta a ser publicado no caderno de texto do 32º Congresso do ANDES-SN, programado para março de 2013.
 
Fonte: ANDES-SN