Notícias

Fórum das ADs protocola reunião com governador



O Fórum das ADs protocolou uma audiência com o Governador do Estado, Jaques Wagner, para discutir a política adotada para o Ensino Superior da Bahia e apresentação da pauta emergencial de reivindicações. O documento, aprovado durante a reunião do “Fórum dos 3”, foi assinado conjuntamente pelos representantes dos técnicos administrativos, discentes e docentes das quatro Universidades Estaduais (UEBA).

Na pauta emergencial, o movimento reivindica concurso para docentes e servidores, revogação da Lei 7176/97 (cobrada desde os governos anteriores), cumprimento do Estatuto do Magistério e da solicitação orçamentária das UEBA para 2009, rubrica especifica para a implementação de política de permanência estudantil e a defesa da autonomia universitária.

A audiência também servirá para mostrar ao governador as consequências que os decretos têm ocasionados às UEBA desde que foram impostos no início deste ano. O Movimento Docente baiano vem denunciando os decretos desde março e diversas mobilizações foram realizadas. Durante a paralisação ocorrida dia 04 de junho, por exemplo, quando o MD e os representantes dos servidores e discentes foram recebidos pelo Secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, que sinalizou uma resposta até meados de julho para as demandas apresentadas. Contudo, até o momento nada de concreto aconteceu. De acordo com a Coordenação do Ensino Superior (CODES), a única reunião que está sendo agendada é com os reitores das UEBA para discutir o quadro de pessoal e a revogação da Lei 7176.

Com esta audiência o MD esperar avançar nas reivindicações e assim poder proporcionar um ensino de qualidade e uma universidade verdadeiramente autônoma. Neste momento, os três segmentos defendem o indicativo de paralisação unificada em todas as UEBA para o dia 19 de agosto. 
Anexos:
Documento ao Governador