Notícias

Encontro das Ueba recebe membro Nacional da CSP-Conlutas

Durante a realização do XI Encontro das UEBA, uma das plenárias que despertou a atenção de todos foi sobre Conjuntura Política, que teve como convidado o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas, Atnágoras Teixeira Lopes. Entre outros temas, ele falou sobre a crise econômica internacional; o descaso do governo Dilma com a educação e o necessário enfrentamento com os governos federal e estaduais para que a classe trabalhadora não perca direitos trabalhistas adquiridos. 

Para Lopes, a partir de 2007, o mundo passou a vivenciar a maior crise capitalista desde 1929. O problema tem afetado todos os continentes, mas especialmente o europeu nos últimos dois anos, com ataques a direitos históricos da classe trabalhadora. “A juventude e os trabalhadores da Europa demonstram ao mundo o caminho de como deve ser a luta. São dezenas de países em reivindicações e já tivemos quatro nações com greve geral. Para o educador brasileiro, esse exemplo deve ser a crença maior de que é possível resistir aos ataques dos direitos trabalhistas. As greves das Instituições Federais brasileiras, deste ano, também mostraram que é possível lutar, resistir e conquistar muito mais”, afirmou Lopes, que também é diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém do Pará (STICMB).
 
O líder sindical reforçou ainda a necessidade da unificação das pautas de reivindicação de diversas categorias da classe trabalhadora. Pela projeção de Atnágoras Lopes, a tendência nos próximos anos é um atrelamento ainda maior da política econômica brasileira ao mercado internacional e, consequentemente, a ocorrência de ataques mais severos aos direitos dos trabalhadores. “O braço do Estado virá cada vez mais forte contra nossas mobilizações. Para esse enfrentamento precisamos unificar nossas pautas”, conclui o palestrante convidado das ADs. 
 
Líder sindical defendeu união das pautas da classe trabalhadora