Notícias

Docentes do Campus IV propõem Semana de Mobilização

 Os docentes do Campus IV realizaram assembleia no dia 21.11. Além dos professores, a reunião contou com a participação do diretor José Carlos Araújo e de estudantes do Curso de História. Em debate estavam assuntos como a paralisação acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), no dia 22.11; problemas relativos à categoria docente, como a compra de passagens e deslocamento de professores para o próximo semestre; e a necessidade de debater e repensar a Uneb enquanto universidade estadual pública. Representando a ADUNEB estava  um dos diretores executivos da Associação.    

As discussões levaram os presentes na assembleia a concluir que é necessário debater a Uneb, seu modelo, a forma de gestão, o financiamento e as políticas que estão sendo delineadas para os próximos anos, inclusive e, principalmente, sua regionalização. Segundo os professores, é preciso conhecer melhor a universidade, seu funcionamento, como as propostas são delineadas e como decisões são tomadas pelos gestores, a fim de identificar erros, acertos e construir, efetiva e continuamente, uma universidade sem patrimonialismo, com transparência, democrática, em que o direito público impere sobre o direito privado.
 
Diante das questões levantadas a assembleia propôs a criação da 1ª Semana de Mobilização do Campus IV, a acontecer durante a primeira semana de aula do próximo semestre. O objetivo será debater sobre os rumos da universidade pública superior gratuita, refletir sobre a regionalização da Uneb, e discutir sobre a pesquisa e a extensão no Campus de Jacobina e na Uneb. Ainda houve prestação de solidariedade aos funcionários terceirizados do Campus que estão há alguns meses sem receber salário, o que caracteriza mais uma forma de desrespeito a quem trabalha, a quem mais precisa da sua remuneração para cobrir despesas essenciais. 
 
A próxima assembleia docente no Campus IV será dia 05 de dezembro.