Notícias

ADUNEB cobrará promessas do Reitor ao Campus de Barreiras

Professores e alunos do Campus de Barreiras mostraram indignação e poder de mobilização na visita realizada pelo Reitor Lourisvaldo Valentim ao Campus IX, no dia 05 de novembro, na abertura da Semana Científica. 

Inconformados com o descaso com que a Reitoria trata os problemas estruturais do Campus de Barreiras, o Movimento Estudantil local organizou uma ação para reivindicar, na solenidade de abertura da Semana Científica, melhorias para a Universidade. Ao mesmo tempo, os professores da Instituição também exigiam uma reunião com o Reitor para tratar sobre a precarização do Campus e do trabalho docente.
 
Diante do fato e pressionado, segundo fontes locais, a única alternativa que restou ao Administrador Central foi antecipar a viagem a Barreiras e realizar reuniões com os dois segmentos na tentativa de minimizar o descontentamento do grupo.
 
Nas reuniões realizadas, seja com os alunos seja com os docentes, nessa última com cerca de 50 professores, o Reitor prometeu que trabalhará para resolver os problemas listados. A saída momentânea encontrada pela Reitoria foi propor a formação de uma Comissão Mista, formada por professores, estudantes e técnicos administrativos, para discutir a questão junto à Administração Central. A comissão será formada no Departamento e caberá à direção encaminhar à Reitoria sua composição. 
 
A reunião com o Reitor não enfraqueceu a mobilização e no período noturno, durante a abertura da Semana Científica, os estudantes fizeram a manifestação previamente programa, tornando públicos os problemas do Campus, tais como: falta de água constante; rede elétrica que não comporta a atual demanda, causando inúmeras quedas de energia; grande quantidade de cadeiras quebradas; falta de material didático, entre outros.
 
A ADUNEB, além de se solidarizar com os companheiros do Campus IX, ficará atenta ao desenrolar das discussões entre a comissão local e a Administração Central, e cobrará do Reitor Lourisvaldo Valentim as providências necessárias para resolução dos problemas que vem precarizando ainda mais as condições de trabalho e estudo em Barreiras.