Notícias

ADUNEB participa de reunião do Fórum das ADs

 O Fórum das ADs fez reunião em Vitória da Conquista, na Uesb, no dia 11 de outubro. Em pauta estavam assuntos como análise de conjuntura, resultado das assembleias unificadas e Dia de Luta, estratégias para as paralisações das atividades acadêmicas e ato público, e a organização do XI Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). Pela ADUNEB participaram os professores e diretores executivos Zózina Almeida e Euclides Bittencourt e uma representante da base.

Na análise de conjuntura os docentes discutiram o novo cenário político do Estado da Bahia após as eleições municipais em primeiro turno. O resultado das urnas demonstra que os inúmeros movimentos de greve deste ano desgastaram politicamente o governo Wagner e propiciaram o fortalecimento de correntes opositoras. 
 
A avaliação do Fórum sobre o Dia Estadual de Luta, realizado em 9 de outubro,  foi positiva (leia mais). As ADs demonstraram força e mobilização ao realizar conjuntamente ações para denunciar à sociedade a falta de atenção e a intransigência com que o governo estadual trata a educação pública superior. Nesse mesmo dia, as assembleias unificadas das UEBA aprovaram praticamente todos os itens na pauta de Agenda de Mobilização proposto pelo Fórum das ADs.
 
Antes do encerramento da reunião o Fórum aprovou o tema “Conjuntura, gestão democrática, financiamento, carreira e saúde do trabalhador”, para o XI Encontro dos Docentes, que será sediado pela ADUNEB, de 30 de novembro a 2 de dezembro. A proposta do Fórum para o evento é que o número máximo de representantes para cada AD, escolhidos em assembleia, com direito a voto, seja de 25, sem limitação do número de observadores. Cada AD será responsável pela organização de um tema. Assim, caberá a ADUNEB a pauta “Financiamento”, a Adusb o tópico “Conjuntura”, a Adufs ficará com “Gestão Democrática”, e a Adusc com “Carreira e Saúde do Trabalhador”.  
 
ADs demonstram força e mobilização