Notícias

Campus de Barreiras volta ás aulas, mas permanece em mobilização

Desde 22 de maio, estudantes dos cursos de Letras, Biologia, Pedagogia e Agronomia do campus IX (Barreiras) paralisaram as aulas em virtude da falta de professores, da suspensão de contrato REDA de alguns docentes, da falta de salas e demais problemas de infra-estrutura. Nas últimas semanas, os estudantes voltaram às aulas e, na segunda-feira, o último curso em paralisação, Biologia, também voltou a funcionar normalmente.

No entanto, segundo Ana Jovina, professora do campus, mesmo com o retorno das aulas, os cursos continuam mobilizados. “Foi formada comissões que estão discutindo e trabalhando sobre os problemas da UNEB. O primeiro resultado foi a elaboração de mais um documento enviado a Reitoria e ao Governador solicitando informações sobre a proposta de Federalização anunciada pelo Governador”, afirma a professora.

Neste documento, a Comissão de Docentes em prol da Universidade Estadual do Oeste da Bahia solicita esclarecimentos a respeito da existência ou não de um estudo sobre o impacto sócio-educacional diante da proposta de reestruturação do governo, sobre a situação funcional dos servidores técnico-administrativos e docentes com a efetivação do projeto e porque a comunidade universitária ainda não foi convidada a discutir tal projetado que já é anunciado pelo governo.

O tema da Federalização das Estaduais foi pautado no processo de paralisação quando, durante o mês de junho, em visitas realizadas pelo Governador à região Oeste, foram feitas várias declarações de que o governo do Estado tem interesse na reestruturação das universidades estaduais e, especificamente, na extinção do CAMPUS IX da UNEB, via federalização. Entretanto, até o momento, não houve informações oficiais e nenhuma discussão a respeito do tema com a comunidade unebiana.

A ADUNEB está recolhendo informações sobre o processo de Federalização no Estado do Espírito Santo e com a sua assessoria jurídica para apresentar à categoria e ampliar o debate. A ADUNEB afirma , desde então,é  contrária a qualquer processo que não seja discutido amplamente no interior da universidade. "Até então essa é uma demanda do governo e não da UNEB, demonstrando mais uma vez a interferência do Governador Wagner na Autonomia Universitária", afirma Abraão Felix, diretor da ADUNEB.


Veja abaixo o documento enviado ao Governo Wagner


Anexos:
Documento enviado ao Governo Wagner