Notícias

InformANDES Online 229

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

 

Nº 229 - Brasília-DF, 14 de junho de 2012 - www.andes.org.br _________________________________________________________________________________________________________________

 

Greve das Ifes

Governo se compromete a apresentar esboço de proposta na próxima terça (19)

Depois de recuar na proposta de condicionar o avanço das negociações a uma trégua do movimento grevista, representantes do governo, em reunião realizada nesta terça-feira (12) com as entidades do setor de educação, mudaram de posição e passaram a aceitar a antecipação do prazo para o fechamento de uma proposta. Em uma reunião que durou mais de três horas, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MP), Sérgio Mendonça, acordou com o ANDES-SN e com as demais entidades, que na próxima terça-feira (19) haverá nova reunião na qual o governo vai apresentar um esboço de um novo plano de carreira. Até lá, a greve dos docentes continua.

Leia mais

 

Docentes federais em greve se reúnem nesta terça com representantes do governo

Depois de mais de 25 dias em greve, os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) devem se reunir no final da tarde desta terça-feira (12) com representantes do governo federal. A reunião foi convocada pelo Ministério do Planejamento e  participarão representantes da diretoria e do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN e de outras entidades do setor da educação.

Leia mais

 

Já passa de 50 o número de Instituições Federais de Ensino em greve

A greve nas instituições federais de ensino cresce a cada dia, com mais professores e estudantes aderindo à mobilização. As últimas instituições a paralisarem suas atividades foram a Universidade Federal do ABC, a Universidade de Integração Latino Americana e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. No total, já são 51 instituições federais em greve.

Leia mais

 

Nacional

Câmara ignora apelo social e aprova texto do PNE com 8% do PIB para educação

 

A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) aprovou nesta quarta-feira (13), em caráter conclusivo, o texto-base do relatório apresentado pelo deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). O documento ignora a demanda da sociedade brasileira e prevê apenas que 8% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam investidos diretamente em ensino nos próximos dez anos.

Leia mais

 

Seções Sindicais

Falta de investimento em assistência estudantil penaliza alunos da Uern

 

A falta de investimento em assistência estudantil na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem prejudicado o alunado da instituição. Isso acontece porque a maioria dos estudantes é proveniente das classes populares e, quando entram na Universidade, precisam custear despesas com alimentação, transporte, material didático, entre outros. As dificuldades são ainda maiores para os que não moram na cidade onde estudam e precisam pagar moradia. Dessa forma, os alunos têm dificuldade em se manter na Uern.

Leia mais

 

Governo não honra compromisso e professores retomarão greve na UESPI

 

O Governo do Estado descumpriu o que prometeu aos professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e por isso a categoria docente decidiu, em assembleia, não iniciar o próximo período letivo (2012.2), retomando a greve por tempo indeterminado a partir de 6 de agosto.

Leia mais

 

STJ considera ANDES-SN representante dos docentes da UFSC na mesa de negociação

O Supremo Tribunal de Justiça reconheceu o ANDES-SN como representante dos docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nas negociações com o governo federal. A decisão foi tomada após a Associação dos Docentes da UFSC (Apufsc) entrar com Mandato de Segurança solicitando assento nas reuniões com o Ministério do Planejamento, que envolvam a campanha salarial dos professores federais.

Leia mais

 

TJRN reconhece legalidade da greve na UERN

 

O Plenário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) confirmou nesta quarta-feira (13) a decisão da desembargadora convocada Sulamita Pacheco, que, no último dia 30 de maio, negou liminar em que o Estado do Rio Grande do Norte e a UERN pediam a ilegalidade e abusividade da greve nesta universidade. Por unanimidade, o Pleno negou o recurso impetrado pelo Governo do Estado que contestava a decisão da desembargadora convocada.

Leia mais

 

Outras Lutas

Técnico-Administrativos das Universidades também entram em greve

Os trabalhadores técnico-administrativos das Universidades Federais deflagraram nesta segunda-feira (11) greve por tempo indeterminado. O movimento coordenado pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Brasileiras (Fasubra) visa sensibilizar o governo para as reivindicações da categoria.

Leia mais

 

Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br