Notícias

Paralisação na próxima terça-feira



Reunidos em Assembleia Geral docente, no dia 17 de outubro, os professores decidiram paralisar as atividades acadêmicas na próxima terça-feira, 25/10.  A paralisação será unificada com os demais servidores do Estado. Pagamento da URV e Autonomia Universitária serão as bandeiras levantadas durante a mobilização. Às 10h, haverá ato unificado no Iguatemi e, às 14h, os professores realizarão uma vigília na SEC para que seja marcada a audiência com o Secretário que foi solicitada pelo Fórum da 12.

Entidades como APLB, SINDSEFAZ, SINDPOC, ASSUFBA, SINTEST-BA e FETRAB convocam a paralisação como ação para exigir o pagamento da URV! Além desta bandeira, a ADUNEB denunciará mais uma ameaça à Autonomia Universitária com o prenúncio de um novo Projeto de Lei (PL) do governo sobre Autonomia das Universidades Estaduais.

Este PL, segundo o Reitor da UNEB, deve ser apresentado formalmente às Administrações Centrais das Universidades Estaduais ainda em outubro. Conforme considerações do Reitor da UEFS, Prof. José Carlos, e do Reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentin, o PL poderá estrangular ainda mais o orçamento das UEBA. Neste sentido, o Fórum das 12 já iniciou uma campanha unificada em defesa da autonomia universitária. Uma nota foi publicada no Correio da Bahia (veja aqui), alertando a população sobre a atual situação das Universidades Estaduais e os problemas que a Educação Superior enfrentará com mais cortes de verbas. Além disso, a assembleia da ADUNEB encaminhou a realização de um Encontro com este tema e que aglutine os três segmentos universitários das 04 Universidades Estaduais ainda esse ano, caso seja necessário para fortalecer a discussão.

Ainda esta semana, a ADUNEB irá panfletar uma carta à comunidade (veja aqui), elaborada pelo Fórum das ADs, na qual aborda a política do Governo Wagner para educação. Além disso, os professores denunciarão o descumprimento do Governo em relação ao Termo de Compromisso: desde agosto, o governo não convoca nova reunião para discutir o decreto de contingenciamento.

A ADUNEB convoca todos os professores, estudantes e servidores a participarem dessas mobilizações! Os professores interessados em participar das atividades terão suas passagens intermunicipais reembolsadas pela entidade, conforme deliberação de assembleia.