Notícias

Reunião da Coordenação Nacional da CSP Conlutas debate conjuntura, Jornada de Lutas e opressões



Csp - Conlutas


Nos dias 05, 06 e 07 de agosto, aconteceu a reunião nacional da CSP – Conlutas em Belo Horizonte. A reunião foi iniciada com uma discussão sobre conjuntura nacional e internacional. As entidades presentes avaliaram o primeiro semestre do Governo Dilma e as suas contradições. Mesmo com forte apoio popular, a política de cortes nos gastos sociais, os ataques à aposentadoria, o aumento do desemprego e o endurecimento nas negociações salariais do funcionalismo público tem levado a um crescimento da resistência dos trabalhadores. Neste sentido, a CSP – Conlutas convoca a Jornada de Lutas de agosto para unir todas as categorias que já estão em luta, as que deverão iniciar as suas campanhas salariais neste segundo semestre e as que, nas suas cidades, levantam bandeiras específicas. Todos estes setores deverão levar a sua pauta de reivindicação para Brasília, quando haverá a grande Marcha Unificada no dia 24 de agosto.

A reunião apontou ainda a realização do 1° Congresso da Central para 2012. Segundo a executiva da CSP – Conlutas, o processo de consolidação do Congresso deve ser fruto das assembléias de base e da ampliação das lutas travadas pelos sindicatos, juventude e movimentos sociais.  A proposta de resolução é de que o Congresso seja realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2012, com o seu encerramento em um grande ato no dia do trabalhador na cidade de São Paulo.

O debate sobre a luta contra as opressões foi tema do segundo dia de reunião. Os palestrantes destacaram a necessidade de “ganhar” os trabalhadores para lutar também contra o preconceito, seja racial, de gênero ou de orientação sexual. Esta é uma reflexão que os sindicatos e demais movimentos que compõem a Central devem fazer. O objetivo do debate foi  trazer o aprofundamento sobre as questões relacionadas à opressão e da relação que esta tem com a exploração. A campanha ‘Chega de Preconceito: Trabalho Igual, Salário Igual’ unificada entre negros, mulheres e LGBTs deverá ser lançada no próximo período nas escolas e locais de trabalho. (Leia mais sobre a reunião da CSP Conlutas aqui)

* com informações da CSP-conlutas