Notícias

Esclarecimentos sobre contracheque de Julho e DAS

Após publicação do contracheque de julho, muitos professores que ocupam cargos comissionados na UNEB entraram em contato com o sindicato e informaram que o valor dos seus salários havia reduzido após a incorporação da primeira parcela da CET.  

Neste sentido, a diretoria do sindicato entrou em contato com o setor de Subgerência de Pagamento (GARH) para obter os esclarecimentos. De acordo com GARH, o que aconteceu foi que, para alguns professores, com a incorporação da CET, o salário base ficou maior que o valor do símbolo (DAS) e, portanto, muito mais vantajosos que os adicionais fossem calculados em cima do salário base e não mais pelo DAS. O GARH afirmou que o problema já havia sido detectado, mas que na folha de julho não foi possível revertê-lo, pois a folha já havia sido publicada. Nesse sentido, é muito provável que em agosto a situação esteja normalizada. O GRAH informou que já está providenciando tais alterações.

Isto ocorreu porque os professores que ocupam cargo comissionado podem escolher entre o salário base acrescido de 30% ou o valor integral da DAS como base para o cálculo dos incentivos e dos adicionais. Após a incorporação da 1° parcela da CET, em alguns casos (principalmente, 40h e DE), o valor do salário base ficou maior que o da DAS, mas o cálculo continuou a tomar por base a DAS, reduzindo assim o valor total da remuneração.

A ADUNEB orienta que os professores nesta situação envie um email solicitando “mudança de percepção da DAS” para emsouza@uneb.br (GRAH). Para que o professor não tenha prejuízo, é necessário que ele solicite a mudança para 30% da DAS.