Notícias

Assembleia Universitária fortalece unidade entre professores, estudantes e técnicos



No dia 04 de julho, professores, estudantes e técnicos da UNEB se reuniram em Assembleia Geral Universitária (AGU) para discutir o calendário acadêmico da UNEB. Há mais de 05 anos, segundo professores antigos da casa, não acontecia uma assembleia que reunisse os três segmentos universitários de toda a UNEB para debater os problemas da Universidade. Para a diretoria da ADUNEB, esse foi um momento histórico, resultado do processo de luta que mobilizou toda a comunidade acadêmica contra o Decreto 12.583/11 durante a greve docente.

A Assembleia aconteceu após a realização de plenárias estudantis, nos dias 20 e 27 de junho, nas quais os discentes elaboraram uma proposta de calendário para o semestre 2011.1 e 2011.2.  A AGU, portanto, teve o objetivo de discutir a proposta dos estudantes e a proposta da PROGRAD de reformulação do calendário acadêmico após a greve docente. Na ocasião, foi reafirmado o direito de greve como um importante instrumento de luta dos professores, alunos e técnicos. Além disso, apesar das divergências na construção do novo calendário, professores, estudantes e técnicos defenderam a necessidade de construir uma luta unificada para garantir um calendário que respeite o mínimo dos 100 dias letivos e que não prejudique a qualidade do ensino.  

Foram apresentadas quatro propostas de calendário: duas da PROGRAD e duas dos estudantes. Dentre essas propostas, as duas elaboradas pela PROGRAD e uma dos estudantes já estavam circulando nos departamentos desde o dia 28 de junho, através de memorando da Pró-Reitoria (veja aqui); A outra proposta discente, de autoria dos estudantes do campus IV (jacobina), foi apresentada durante a AGU (veja aqui).

A ADUNEB não elaborou nenhum calendário, seguindo o encaminhamento da assembleia que decidiu o fim da greve. Nessa assembléia, os docentes aprovaram apenas os princípios que deveriam ser seguidos, a exemplo dos 100 dias letivos, entendendo que a elaboração do calendário docente não  é competência do sindicato.

Entre os pontos debatidos na AGU, os mais polêmicos disseram respeito à situação do semestre 2011.2 e às férias. No que diz respeito ao semestre 2011.2, uma parte da plenária defendeu que ele seja cancelado, considerando que essa seria a melhor forma de normalizar o calendário da UNEB. Para este setor, o semestre 2011.1 seria finalizado em outubro, e nos meses de novembro e dezembro seriam realizados cursos de férias, atividades de extensão, seminários etc. Em 01 de fevereiro de 2012 seria iniciado o semestre 2012.1

Aqueles que defendem o início do semestre 2011.2 neste ano acreditam que, entre outras coisas, o adiamento poderá atrasar ainda mais o calendário e prejudicar o ingresso dos novos alunos. Uma proposta de mediação surgiu durante a assembleia, quando se apontou a possibilidade de construir um calendário específico e provisório para os novos alunos, garantido seu ingresso na Universidade.

Quanto às férias, uma parte da plenária discordou que elas ocorram no mês de janeiro, caso o semestre 2011.2 seja iniciado ainda este ano. Para os defensores dessa proposta, a interrupção do semestre em andamento prejudica a qualidade de Ensino. Por outro lado, existem aqueles que acham inviável ter aulas no mês de janeiro, uma vez que os transportes cedidos pelos municípios, que garantem a ida dos alunos à Universidade no interior, não estão disponíveis no período.

Após uma ampla e rica discussão, os segmentos universitários avaliaram a importância de aprofundar esse debate nos departamentos, destacando a pluralidade de pontos de vista apreciados na AGU. Neste sentido, encaminharam a realização de reuniões nos departamentos com os três segmentos universitários para debater o tema e tirar o posicionamento do campus até o dia 08 de julho. No dia 13 de julho, às 09h, no Teatro UNEB, haverá uma nova AGU para discutir o posicionamento dos departamentos e tentar unificar uma proposta dos três segmentos. Contudo, a deliberação final sobre o calendário estará a cargo do Conselho Universitário (Consu) da instituição, que se reunirá no próximo dia 27. A Assembleia Universitária do dia 13 será transmitida por videoconferência para todos os departamentos (veja aqui o chamado) e poderá ser assistida através do link mms://aovivo.uneb.br/aduneb.