Notícias

Movimento continua ocupando a ALBA e envia proposta de negociação ao Governo



Desde a última terça-feira, 31 de maio, professores, estudantes e servidores das quatro Universidades Estaduais da Bahia ocupam a galeria de ex – Presidentes na Assembleia Legislativa do Estado(ALBA). A ocupação é mais uma ação do movimento grevista para pressionar o governo a negociar com os segmentos universitários.

Ontem, os ocupantes realizaram uma passeata pelo Centro Administrativo (CAB). Com faixas, instrumentos de percussão, apitos e muitas palavras de ordem, marchinhas e música, os manifestantes caminharam da Assembleia Legislativa à Secretaria de Educação e da SEC à Governadoria, passando pelo Tribunal de Justiça. Na SEC, o movimento repudiou o Secretário de Educação, Osvaldo Barreto, por não dizer a verdade sobre os reais problemas das Universidades na mídia. No Tribunal da Justiça, estudantes, professores e servidores exigiram que a Justiça seja dura com o Governador que descumpre liminar do pagamento dos salários. Por sua vez, na Governadoria, os manifestantes, em alto e bom som, exigiram a reabertura das negociações e denunciaram o autoritarismo e intransigência do Governo Wagner.

Durante a noite, os ocupantes realizaram uma plenária para avaliar e programar as atividades da ocupação. Para o dia de hoje, pela manhã, ficou programado uma peregrinação aos gabinetes dos deputados, quando será entregue a nova proposta de Acordo do movimento (veja abaixo). Pela tarde, a partir das 14h, haverá uma nova passeata pelo CAB. O movimento sairá da ALBA em direção ao Tribunal de Justiça, onde uma comissão, com professores, estudantes e técnico, protocolará um documento solicitando audiência com a Presidenta do Tribunal de Justiça, Telma Brito, com o objetivo de dialogar sobre a real situação das UEBA. Em seguida, a passeata será conduzida para SEC, onde os estudantes terão uma audiência com representantes do governo às 17h.

Movimento envia nova proposta de Acordo para o Governo
Na tarde de ontem, 01 de junho, o Fórum das ADs enviou nova proposta de negociação ao Governo (veja aqui). A proposta contempla os dois pontos de pauta da categoria: a discussão sobre o decreto e o fechamento da campanha salarial 2010.

O envio de uma nova proposta, a despeito do governo ter suspendido as negociações no dia 27 de maio, mostra a disposição do movimento docente em negociar e insistir no fim do impasse. 

Associações Docentes entram com representação criminal contra o Governo

A ADUNEB, ADUSC, ADUSB e ADUFS entraram com uma representação criminal no Ministério Público na manhã de ontem (01) solicitando a prisão do Secretário de Administração, Manoel Vitório, do Secretário de Educação, Oswaldo Barreto e do governador do estado, Jaques Wagner pelo não cumprimento das liminares concedidas pela Justiça que obriga o governo a pagar os salários dos professores grevistas.
 

Anexos:
Proposta de Acordo do Movimento