Notícias

ANDES-SN: Regional Nordeste III discute Carreira e Autonomia Universitária

Em meio à greve que ocorre em três das quatro Universidades Estaduais, a Bahia sediou na última semana, nos dias 15 e 16, em Feira de Santana o XLº Encontro da Regional da III do ANDES - Sindicato Nacional, reunindo docentes também do setor das federais e particulares. O evento tratou de assuntos relacionados à valorização do trabalho docente, Carreira e Autonomia Universitária, e contou com as contribuições dos professores João Zanetic (ADUSP), Almir Menezes Filho (ANDES SN), Zuleide Queiroz (ANDES-SN) e Angela Siqueira (ADUFF).

No debate sobre as Universidades Estaduais, a plenária do encontro expôs questões em torno da defasagem salarial, orçamento insuficiente, doenças originadas a partir do trabalho docente, e, sobretudo, a falta de autonomia universitária. 

Surpreendida com a realidade encontrada na Bahia, a palestrante Zuleide Fernandes Queiroz da Universidade Regional do Cariri (URCA), explanou como os ataques à autonomia universitária têm gerado consequências desastrosas na carreira docente. “É notório o rebaixamento dos salários dos professores, em comparação com as outras universidades do Brasil e agora com a tentativa de congelamento dos salários até 2015, isso torna essa política inaceitável”, diz.

Para ela, a discussão deste ponto passa pela questão da carreira única: “Sabemos que cada Estado tem as suas especificidades e não podemos perder de vista nossa luta da classe trabalhadora”, avaliou. Finalizando o encontro, foi realizada uma reunião do Fórum das ADs para avaliar os dois encontros ocorridos com o governo ao longo da semana e propor encaminhamentos.