Notícias

30° congresso do ANDES-SN aprova mudanças no Estatuto, filiação à CSP-Conlutas e plano de comunicaçã



ANDES-SN


Em Uberlândia – MG, docentes de todo o país discutiram e deliberaram, ao longo de uma semana, questões organizativas e as tarefas a serem tocadas pelo sindicato nacional neste ano. Mudanças estatutárias, filiação à Central Sindical e Popular (CSP – CONLUTAS), plano de comunicação e carreira docente foram alguns dos temas abordados no Congresso que comemorou os 30 anos de História do ANDES-SN. O evento reuniu 292 delegados, 41 observadores e dois convidados, de 61 Seções Sindicais.

Com ampla maioria de votos, foi aprovado o Plano Geral de Comunicação do ANDES-SN, considerado estratégico para o fortalecimento do trabalho de base da entidade. Por unanimidade, a plenária do 30º Congresso do ANDES-SN aprovou também o Projeto de Lei de Reestruturação de Carreira Docente das Instituições Federais de Ensino que, entre outras coisas, defende a carreira única e o restabelecimento da isonomia por meio de remuneração única, agregando o diferencial de titulação e de regime de trabalho em uma linha só no contracheque. Na ocasião, foi deliberada, ainda, por ampla maioria, a filiação do ANDES-SN à CSP-CONLUTAS, central fruto da unificação da Conlutas com outras importantes organizações sindicais, movimentos populares e entidades estudantis. O relacionamento com os movimentos sociais e internacionalistas, bem como a preservação da independência sindical foram citados como pontos comuns entre o projeto do ANDES-SN e o da CSP-Conlutas.

O congresso deliberou, também, a rearticulação ou a criação de Fóruns Estaduais e Municipais para fortalecer as reivindicações da categoria em cada região. Aprovou ainda o apoio do ANDES-SN às campanhas salariais desenvolvidas em cada Estado e às lutas pelo financiamento público, por concursos públicos, pelo regime de tempo integral/Dedicação Exclusiva e contra todas as formas de precarização do trabalho docente

O congresso foi marcado, ainda, por atividades comemorativas dos 30 anos de história da entidade. Um ato público foi realizado na Câmara Municipal de Uberlândia e contou não só com a presença de professores universitários, mas também representantes da comunidade universitária da UFU, movimentos sociais e de estudantes das escolas estaduais de Minas Gerais. A história do ANDES-SN, resgatada no plenário, demonstrou o quanto foram significativas e importantes as reflexões e ações do movimento docente ao longo desses anos.



Leia a Carta de Uberlândia


Veja mais informações do Congresso aqui.