Notícias

Em seu quarto dia, 30º congresso do Andes tem ato em homenagem aos seus 30 anos de luta

Atividade pública na Câmara Municipal de Uberlândia marca os 30 anos do ANDES Sindicato Nacional

Cerca de 400 professores das Instituições de Ensino Superior de todo o país realizam amanhã, (17/2), às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Uberlândia (MG), uma atividade pública para marcar os 30 anos de fundação da entidade e em defesa da educação pública. A atividade é parte da programação do 30º Congresso do ANDES-SN, que pela primeira vez ocorre em Uberlândia e tem como tema central nesta edição "Universidade Pública – Trabalho Acadêmico e Crítica Social". As atividades acontecem até o dia 20 de fevereiro, no Bloco 3Q, do Campus Santa Mônica da UFU.

O ANDES-SN comemora seus 30 anos em atividade pública, em conjunto com os movimentos sociais e em da defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e laica. Essa escolha é coerente com a trajetória do ANDES-SN que historicamente tem participado das lutas gerais dos trabalhadores como a luta contra a Ditadura Militar, pela Anistia aos presos Políticos, pelas Diretas Já e tem a luta em defesa da educação pública como direito de todas as pessoas uma centralidade na história do ANDES-SN. Uma das últimas questões na pauta e de interesse coletivo é o processo de privatização dos hospitais universitários, previsto na Medida Provisória 520 de dezembro de 2010.

Um balanço da presença do ANDES-SN na vida brasileira demonstra o quanto foram significativas e importantes as reflexões e ações do movimento docente. "Este é um momento especial para revermos o quanto o Sindicato tem contribuído para a luta em prol de uma educação pública e gratuita, pelo desenvolvimento democrático do nosso país e, sobretudo, na construção de caminhos para o estreitamento das relações dos trabalhadores em uma perspectiva social classista, democrática e libertadora", afirma Marina Barbosa Pinto, presidente do ANDES-SN.

Atualmente, o ANDES-SN possui mais de 72 mil sindicalizados de instituições de ensino superior federais, estaduais, municipais e particulares, e está representado em todo o território nacional. Desde fevereiro de 1981 luta por educação pública de qualidade, pela valorização do trabalho docente e pela autonomia das instituições de ensino superior.