Notícias

Manifestantes protestam contra aumento dos parlamentares em Brasília

Nesta terça-feira, 1° de fevereiro, em Brasília, com as palavras de ordem “Fora todos, fora todos já, salário para o povo e não para parlamentar” cerca de 200 manifestantes protestaram contra o aumento que os parlamentares deram aos próprios salários. O ato foi durante a posse  dos cantidatos.

A  mobilização começou na rodoviária de Brasília, percorreu as ruas da cidade, atravessou a Esplanada e se concentrou em frente ao Congresso Nacional.

Participaram do ato a CSP-Conlutas, MTST, estudantes da UNB (Universidade de Brasília), Anel, partidos políticos como PSTU e PSOL e diversas entidades.

Os manifestantes chegaram a ocupar o saguão do Ministério do Trabalho. Uma carta foi entregue ao ministro com as reivindicações sobre o salário mínimo, que exige equiparação ao reajuste dados aos parlamentares, rumo ao índice estipulado pelo Dieese.

O protesto foi organizado pelo "Comitê Contra o Aumento dos Parlamentares" do qual a CSP-Conlutas faz parte.

Ceará - Em Fortaleza (CE) também houve manifestação.  Em frente à Assembleia Legislativa, os manifestantes organizados pela CSP-Conlutas, levaram faixas com frases criticando o aumento superior a 60% que os parlamentares deram a si mesmo, no último mês de dezembro.

No ato também foram ressaltados a importância de não aceitar o tratamento tão desigual entre o povo e a classe política, além disso, foi exigido um salário mínimo digno para os trabalhadores em geral.