Notícias

Fórum das ADs avalia 1° reunião técnica e discute os novos ataques do Governo aos direitos dos profe

 


Emiriene Costa


Reunidos na ADUSC, no dia 18 de outubro, os representantes das quatro ADs das estaduais baianas avaliaram a primeira reunião técnica com o Governo; discutiram o corte do auxílio alimentação dos professores afastados para Mestrado e Doutorado; a continuidade do bloqueio dos processos de mudança de regime de trabalho e a organização do X Encontro dos Docentes das UEBA.

Os representantes das ADs avaliaram que a sinalização de 10% de incorporação da CET para janeiro de 2011 e o restante a ser incorporado no período de quatro anos é insatisfatória. Como indicativo, o fórum destacou a importância de levar para a base a discussão sobre os limites da negociação que serão iniciadas na mesa setorial do dia 10/11.

Sobre o corte do auxílio alimentação, o Fórum avaliou a situação como mais um ataque ao estatuto do Magistério e, portanto, aos direitos dos docentes. A ADUNEB afirmou, durante a reunião, que irá entrar com mandado de segurança contra essa medida do Governo.

Foi discutida ainda a continuidade do bloqueio à mudança de regime de trabalho e decidido que o movimento irá solicitar uma reunião com a Secretaria de Educação para cobrar uma solução concreta e imediata deste problema.

Ainda nesta reunião, foi tirada a comissão organizadora do X Encontro dos Docentes das UEBA. Jean Rego, Maria Sigmar e Ana Jovina serão os representantes da ADUNEB na comissão. Alexandre Galvão e Paulo Cairo representarão a ADUSB. A ADUSC será representada por Manoel Vitorio e Valter Silva, e a ADUFS por Jucelho Dantas e Sara Rios.