Notícias

ANDES-SN e MTE se reúnem para discutir representação sindical em SC

Representantes do ANDES-SN e do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE se reúnem nesta terça-feira (24/8), às 16:30 horas, para discutir o problema da representação sindical docente no estado de Santa Catarina. A reunião foi agendada pela secretária de Relações de Trabalho do MTE, Zilmara Alencar, e resulta da grande pressão exercida pelo movimento docente sobre o Ministério.
 
O problema remete ao dia 20 de maio deste ano, quando o chefe de gabinete do ministro, Marcelo Panella, assinou concessão de registro sindical para que a Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina – Apufsc represente os docentes do ensino superior do Estado.

Apesar do ANDES-SN deter o registro sindical para representar os docentes de todo o território brasileiro, o MTE arquivou o pedido de impugnação do registro da Apufsc solicitado pelo Sindicato Nacional. Em função deste quadro, o ANDES-SN tem encontrando dificuldades para atuar em Santa Catarina e, desde então, solicita reunião para solucionar o problema.
 
Mobilização
Durante a semana passada, foi intensificada a mobilização pela realização de audiência. Seções Sindicais docentes e outros militantes de todas as regiões do país se pronunciaram incisivamente, encaminhando documentos, telefonemas e mensagens eletrônicas ao gabinete do ministro Carlos Lupi. Na sexta-feira (21/8), representantes da diretoria protocolaram um novo pedido de audiência, como forma de pressão.
 
No sábado, o 2º vice-presidente do ANDES-SN, Luís Mauro Sampaio Magalhães, conseguiu falar com o ministro Carlos Lupi que estava em atividade de campanha, realizada no calçadão de Nova Iguaçu (RJ). Luis Mauro relatou resumidamente os problemas da representação sindical em Santa Catarina e ressaltou a dificuldade que o Sindicato encontra, por parte do MTE, para agendar uma reunião com o ministro.

Lupi disse que sua agenda está cheia, em função dos compromissos de campanha, mas garantiu que já havia determinado à sua equipe que resolvesse este problema. O ministro, incontinênti, mandou chamar seu chefe de gabinete, Marcelo Panella (o mesmo que assinou a concessão de licença sindical para a Apufsc), que estava no local, e reafirmou sua determinação para solucionar o impasse. O 2º vice-presidente do ANDES-SN entregou, ao chefe de gabinete, documentos protocolados pelo Sindicato Nacional no Ministério.