Notícias

Fórum das ADs delibera ações para o próximo semestre



Emiriene Costa

Na última segunda-feira, 2  de agosto, aconteceu a reunião do Fórum das ADs que, entre outros temas, discutiu  os recorrentes  ataques à autonomia universitária protagonizados pelo governo, a  Comissão Estadual de Avaliação do Ensino Superior (CEAES), o Regimento Interno do Fórum, bem como o direito à  promoção, progressão e mudança de regime de trabalho que estão sendo desrespeitados pelo governo. Na ocasião, o Fórum definiu um plano de ação para este semestre que se iniciará com a construção do “Dia Nacional de Luta”, organizado em todo o país pela CSP-Conlutas.  Na Bahia, as ADs irão organizar panfletagens nas universidades e um ato na secretária de educação para denunciar a ingerência do governo nos assuntos das UEBA.

Emiriene Costa
O Fórum avaliou que é necessário dar continuidade as mobilizações da campanha salarial por entender que as conquistas ainda não se consolidaram. Neste sentido, foi encaminhado intensificar a cobrança à CODES para realização das reuniões técnicas sobre a incorporação da CET, bem como solicitar ao Dieese um estudo que apresente o impacto orçamentário da incorporação a partir de percentuais de 5 em 5% até alcançar o valor integral de 70%.

Ainda na reunião, o coordenador do Fórum, Alexandre Galvão, informou aos demais diretores que a CODES, após se reunir com a PGE, fará o pagamento dos processos de promoção e progressão pendentes no final deste mês. No entanto, os processos de mudança de regime de trabalho, segundo a CODES, não serão pagos. A justificativa dada ao movimento foi o processo eleitoral. Diante do desrespeito ao direito dos docentes, garantidos no Estatuto do Magistério, o movimento docente baiano irá entrar com uma ação civil no Ministério Público no dia 10 de agosto, além de agendar uma reunião com o secretário de educação para discutir a questão.

Em relação à CEAES, os representantes das ADs demonstraram certa desconfiança em virtude da vinculação dessa comissão ao SINAES, sistema de avaliação criticado pelo ANDES-SN. Como encaminhamento, o fórum indicou que cada AD busque informações sobre a CEAES, promovam seminários que discutam o processo de avaliação e informem os reitores sobre a posição do MD em relação à comissão.

A próxima reunião do Fórum será no dia 11 de agosto, na ADUNEB. No mesmo dia, haverá também uma reunião dos docentes com representações estudantis e dos técnicos administrativos das 4 universidades.

* com informações de Ascom Fórum das ADs e Ascom ADUSB