Notícias

ADUNEB solicita esclarecimentos à Administração Central sobre a Bolsa PAC e o calendário acadêmico

 


Na manhã do dia 7 de julho, a ADUNEB protocolou, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação e na Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, ofícios que solicitam esclarecimentos em relação à Bolsa PAC e o ajuste do calendário acadêmico respectivamente.

No ofício enviado à Pró-Reitoria de Ensino Graduação, a ADUNEB requereu a participação na discussão sobre o ajuste no calendário acadêmico, que certamente sofrerá modificações após a greve. Segundo a Diretoria da ADUNEB, a discussão deverá priorizar a busca pela qualidade acadêmica na organização da reposição das aulas, tendo isto como premissa na redução da discrepância entre os 03 calendários em vigor.

A ADUNEB solicitou (veja o ofício aqui) também à Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação a realização de uma reunião, na qual, a administração central possa esclarecer os procedimentos de seleção para bolsa PAC, os motivos do não pagamento aos docentes já selecionados e as medidas adotadas para solucionar a situação do atraso nesse pagamento. Convém ressaltar que a ADUNEB pauta essa discussão com a Reitoria há algum tempo, no entanto, apesar da promessa do Reitor em resolver a questão, quase nada avançou.

Desde 2008, a ADUNEB sinaliza a necessidade de rever a resolução da Bolsa PAC que, por exemplo, não permite o pagamento da bolsa para aqueles professores que ainda não tiveram sua liberação da sala de aula deferida. Na reunião com Lourisvaldo Valentim, em agosto de 2009 (veja aqui), o sindicato denunciou o descumprimento da resolução que estabelece o valor das bolsas PAC como equivalente ao pago pelas bolsas da FAPESB.

Em novembro do mesmo ano (veja aqui), a ADUNEB voltou a se reunir com o Reitor e exigir soluções. Mais uma vez, Valentim prometeu resolver essa questão e informou que um estudo seria feito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para subsidiar uma proposta de alteração da resolução, a qual deveria ser apresentada à comunidade acadêmica em janeiro, o que não aconteceu. Em março de 2010 (veja aqui), uma nova reunião aconteceu e o Reitor afirmou que em abril a equiparação em relação ao valor da bolsa da FAPESB estaria resolvida, mas o valor segue defasado.
Neste sentido, a solicitação de uma reunião com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação é para pressionar por uma agilidade nas soluções destes problemas.
Anexos:
Of. Nº 41/2010 - Bolsa PAC
Of. Nº 42/2010 - calendário acadêmico