Enviar Notícia para um amigo
Imprimir
ADUNEB-Mail
ADUNEB-Mail 2015 – Edição 575 (17/06/15)
 Governo enrola, não apresenta proposta e volta a travar as negociações

MD não aceita o desrespeito e vai endurecer ainda mais nas reivindicações de greve. Professores arrancaram nova reunião para esta quinta-feira (18) 

O governo petista da Bahia parece querer entrar para a história por ser ainda pior que os governistas do Carlismo, no que se refere aos ataques aos direitos trabalhistas. Para o Comando de Greve da ADUNEB, essa é a impressão deixada pela equipe do governador Rui Costa após a reunião de ontem, 16.06, na mesa negociação que discute a greve dos professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). 

Após a reunião anterior, em 10.06 (leia mais), em que se acenavam avanços quanto ao respeito aos direitos trabalhistas, a exemplo da alteração do quadro de vagas por meio de suplementação orçamentária, na negociação desta terça-feira (16), novamente o governo criou impasse nas negociações. Segundo o Movimento Docente (MD), a alteração das vagas solucionaria momentaneamente os problemas de direitos trabalhistas, desde que garantisse a implementação de todos os processos e o fluxo em andamento de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho. Esses direitos são leis trabalhistas, garantidas no Estatuto do Magistério Superior, duramente conquistados pelos docentes, por meio de muitas greves, no Carlismo, um período considerado trágico na história da Bahia. Atualmente, segundo o MD, o que o governo petista tenta fazer é negociar esses direitos e conquistas históricas dos professores. A intenção do governo do PT é rasgar o Estatuto do Magistério Superior.

Durante a reunião de ontem, ao mesmo tempo em que os representantes de Rui Costa acenavam com suplementação orçamentária para alteração do quadro de vagas, eram novamente evasivos quanto ao número de vagas que poderiam ser alteradas. Tentaram transferir ao MD essa responsabilidade técnica que pertence ao próprio governo e ao Fórum dos Reitores. O que cabe aos professores neste processo é analisar a proposta trazida pelo governo e observar se a mesma contempla de maneira igual toda a categoria. 

Segundo os professores do Fórum das ADs, novamente o governo faz descaso com o MD e desrespeita a educação pública superior. Enquanto docentes mostram boa vontade na negociação e aceitem discutir, inclusive, a alteração do quadro de vagas invés da proposta inicial da ampliação dessas vagas, o governo demonstra desinteresse na negociação. Não apresenta alternativas viáveis para a solução do problema e o fim da greve. 

Lei 7176/97

Conforme acordado anteriormente, na reunião de ontem os docentes entregaram ao governo a contraproposta de minuta substitutiva da Lei 7176/97. Na sugestão de norma constam os acréscimos feitos pelo Fórum das ADs. Agora o governo fará a análise do material e novamente retornará aos professores. Ainda ontem (16), no período da tarde, a assessoria jurídica da Secretaria Estadual da Administração teria uma reunião agendada com a Procuradoria Geral do Estado para tratar sobre o tema.

Endurecer ainda mais a greve

Reunidos nos dias 15 e 16.06, diante do atual cenário, os docentes do Fórum das ADs orientam a categoria para o aumento das mobilizações. Novas ações e estratégias são planejadas para endurecer ainda mais nas reivindicações de greve. A deflagração do Movimento Paredista e a permanência da radicalização há mais de um mês são culpas, exclusivas, do governador Rui Costa e do secretário da educação, Osvaldo Barreto. Professores e estudantes, apoiados pelos técnico-administrativos, lutam pela defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade ao povo baiano.

Nova reunião

Após as veementes críticas dos docentes diante da falta de comprometimento do governo, o MD arrancou uma nova reunião com os representantes de Rui Costa para amanhã, quinta-feira (18), às 15h, na Secretaria da Educação. A expectativa dos professores é que nessa ocasião os gestores tragam respostas concretas à pauta de reivindicações. 
#ABahiaQuerResposta


Tensionamento na mesa de negociação


Em reunião com o Reitor, Comando de Greve da ADUNEB pressiona por instalação da Estatuinte

Outros pontos da pauta interna também foram discutidos
 
Integrantes do Comando de Greve da ADUNEB estiveram reunidos com o Reitor José Bites e sua equipe, em 17.06, para debater a pauta de reivindicações interna da categoria docente. A atividade foi realizada entre Reitor e Movimento Docente (MD), a partir da forte pressão da comunidade acadêmica, nos dias 10 (leia aqui) e 11 (leia aqui), com a ocupação da Reitoria. A reunião, embora tenha sido considerada produtiva pelos professores, com encaminhamentos de vários pontos da pauta, esbarrou na discussão sobre a instalação da Estatuinte na Uneb, um dos itens centrais da pauta interna, defendida pelos movimentos Docente e Estudantil.

Durante a reunião várias falas dos professores reforçaram a importância da Estatuinte na universidade. Um momento importante para que se discuta democraticamente, por toda a comunidade acadêmica, os caminhos a seguir na Uneb e a construção do seu novo estatuto. Para o Comando de Greve da ADUNEB, a instalação da Estatuinte é a ferramenta mais democrática para a discussão e resolução de grande parte dos problemas que constam na pauta interna da universidade.

A proposta do MD foi que o Reitor crie uma comissão de professores, técnicos e estudantes, que teriam o objetivo de elaborar uma metodologia para fomentar a discussão da Estatuinte na Uneb. Cobrado por uma data para resposta, José Bites afirmou que entrará em contato com o sindicato nos próximos dias. Mesmo sabendo que Uefs e Uesb já estão com seus processos de Estatuinte avançados e que ele, no papel de Reitor, tem a possibilidade de entrar para a história da Uneb de maneira positiva, Bites ainda não assumiu a Estatuinte como projeto.

Comissões e GTs

Para os outros pontos da pauta, vários encaminhamentos foram feitos. A Reitoria se comprometeu a criar, com a participação da ADUNEB, comissões e grupos de trabalho (GTs) específicos para as discussões. Uma das comissões, por exemplo, ficará responsável em debater e criar soluções para as pautas sobre o conjunto de temas relacionados a direitos trabalhistas, combate ao assédio moral, nepotismo e agilidade na liberação dos processos internos dos docentes. Outra comissão específica também estudará as reivindicações de Bolsa para licença sabática e pós-doutorado, como as existentes da Uesb. 

Apesar a reunião produtiva, a ADUNEB continuará a cobrança pela solução das pautas internas da universidade. Outras reuniões, a criação e o afetivo trabalho das comissões e GTs são fundamentais para que se minimizem os problemas internos na Uneb. Juntos somos fortes!


Em reunião pautas internas avançam, mas Reitor não assume a Estatuinte
 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE
 
Salvador, 16 de junho de 2015.
 
O Comando de Greve – ADUNEB SEÇÃO SINDICAL DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e de acordo com o que dispõe o seu Estatuto, convoca seus associados para uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE, a realizar-se no dia 19 DE JUNHO DE 2015 (SEXTA-FEIRA), no Teatro UNEB, CAMPUS I, às 14h, em primeira convocação, e, às 14h30, em segunda convocação, com qualquer número.
 
Pauta:
 
1-Informes; 
2-Negociações com o governo; 
3-Bolsas; 
4-O que ocorrer.
     
Comando de Greve ADUNEB

 
 
Grande Forró da ADUNEB – Participe!

Nesta sexta-feira (19), logo após a Assembleia Geral Docente, a ADUNEB convida a todas/os para o Forró da ADUNEB. A partir das 19h, no espaço em frente à biblioteca, um animado trio de forró pé de serra vai fazer a descontração tomar conta do campus I, em Salvador. Um bom momento pra rever antigos amigos de trabalho e companheiros de luta, conhecer novos colegas, trocar experiências e renovar as energias para o enfrentamento com o governo e a continuidade da greve. Esperamos você!

 
 

 





 
Filie-se à ADUNEB, é fácil e rápido se filiar, clique aqui
Colega, fortalecer o sindicato é fortalecer a luta em defesa de nossas reivindicações.
Se você ainda não é filiado, filie-se!
Juntos somos fortes!
Visite as páginas abaixo e se conecte com a luta!
Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - CEP. 41195-001 - Salvador - BA
Telefone: (71) 9 9980-5768. E-mail: aduneb@aduneb.com.br | Jurídico: juridico@aduneb.com.br
aduneb.com.br