Enviar Notícia para um amigo
Imprimir
ADUNEB-Mail
ADUNEB-Mail 2013 - Edição 453 (23/01/13)
 ADs protestam na Lavagem do Bonfim 

A ADUNEB marcou presença na mais tradicional festa popular religiosa da Bahia, a Lavagem do Bonfim, que aconteceu dia 17, quinta-feira. Junto à Associação, mobilizados e formando um bloco que fez a denúncia do descaso com que o governo Wagner trata a educação pública superior, estavam as demais Associações Docentes (ADs) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), representantes do ANDES-SN, da Central Sindical Popular Conlutas – Regional Bahia e do Movimento Estudantil. A atividade foi parte integrante da agenda de mobilização 2013 da categoria, que luta contra a precarização da universidade e do trabalho docente.
 

Diretores da ADUNEB na luta pela educação
 
Animados por uma fanfarra, com camisas coloridas que continham a temática da campanha salarial 2012/2013 do Movimento Docente (MD), pirulitos, placas, cartazes e balão, o bloco pela educação chamou a atenção na Cidade Baixa. Durante as manifestações, estampado nas camisas e adereços, estavam os três itens da pauta de reivindicações da categoria: reajuste salarial de 28%, orçamento mínimo de 7% da Receita Líquida de Impostos e Revogação da Lei 7176/97. Por onde passavam os professores recebiam o apoio da população com aplausos, palavras de apoio e incentivo. Em todos a mesma indignação: saber que o salário dos docentes das Ueba está entre os piores da sua categoria no Nordeste, mesmo a Bahia tendo o maior PIB da região.  
 

Unidos pelo ensino superior de qualidade - diretores do ANDES-SN, ADUFS e ADUNEB
 
A participação do bloco dos professores na Lavagem do Bonfim já é uma tradição entre as ADs. Sem perder o bom humor, a ação é mais uma maneira de dar visibilidade à luta docente e denunciar o sucateamento das Ueba. Desde junho do ano passado, o MD tenta negociar com o governo reajuste salarial para minimizar perdas inflacionárias e melhores condições de trabalho, mas até o momento o executivo ainda não apresentou nenhuma resposta concreta.
 

 
 
ADUNEB obtém parecer favorável do Ministério Público Federal sobre restabelecimento de auxílio-alimentação
 
A ADUNEB acaba de conseguir mais uma vitória jurídica a favor dos docentes. Em setembro de 2010, a entidade foi procurada por alguns professores em licença para estudos de mestrado e doutorado, que sofreram o corte do auxílio-alimentação por estarem afastados dos respectivos departamentos para capacitação. Os docentes solicitavam apoio jurídico para avaliar a situação.
 
De imediato o Sindicato ingressou com Mandado de Segurança perante o Tribunal Pleno do TJ da Bahia. O processo tramitou até meados de 2012, quando foi proferida decisão negativa ao pedido da ADUNEB de restabelecimento do auxílio-alimentação aos docentes prejudicados. 
 
Após essa primeira decisão, a Associação encaminhou recurso de Apelação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no final de 2012. Já no começo deste ano, a ADUNEB conseguiu um pronunciamento favorável do Ministério Público Federal, opinando para que a ação movida seja julgada procedente. 
 
Segundo o departamento Jurídico da ADUNEB, agora esse parecer favorável será submetido ao órgão colegiado julgador do STJ, sendo grande a probabilidade do julgamento ser favorável ao restabelecimento do auxílio-alimentação para os professores licenciados para estudos de pós-graduação.
 
 
Congresso ANDES-SN – escolha dos delegados ADUNEB
 
Marque na agenda, professor! A Assembleia Geral da ADUNEB para escolha dos delegados que representarão a Associação no 32º Congresso do ANDES – Sindicato Nacional será realizada dia 20 de fevereiro, às 9h30, no auditório da Associação, Campus I, Salvador. Com o tema “Sindicato Nacional na luta pelo projeto de educação e de condições de trabalho”, o Congresso do ANDES-SN acontece de 4 a 9 de março, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
 
Centrais e entidades sindicais organizam Jornada de Lutas
 
Aconteceu em Brasília, nesta terça-feira, 22.01, mais uma reunião do Espaço de Unidade de Ação - fórum que reúne entidades sindicais e movimentos sociais de diversos setores. O fórum está incumbido de organizar uma Jornada de Lutas no país, que será realizada neste primeiro semestre, com destaque para a Marcha Nacional, na Capital Federal, no dia 17 de abril.
 
Essa reunião teve como pauta a discussão e definição dos encaminhamentos necessários para a preparação da Jornada de Lutas. No encontro foram debatidos temas como: articulação política; articulação das atividades nos estados; materiais de convocação; preparação de infraestrutura necessária; e início da preparação política das atividades no dia da Marcha.
 
Fonte: ANDES-SN
 
 
Luta contra demissões na GM tem Dia de Ação Global
 
Sindicatos de seis países realizam, em 23 de janeiro, um Dia de Ação Global contra os Ataques da GM. Serão organizadas atividades no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Colômbia, Argentina e Espanha. As manifestações pretendem denunciar as demissões e o desrespeito aos direitos trabalhistas que vêm acontecendo nas fábricas da montadora ao redor do mundo.
 
Fonte: CSP-Conlutas
 
Filie-se à ADUNEB, é fácil e rápido se filiar, clique aqui
Colega, fortalecer o sindicato é fortalecer a luta em defesa de nossas reivindicações.
Se você ainda não é filiado, filie-se!
Juntos somos fortes!
Visite as páginas abaixo e se conecte com a luta!
Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - CEP. 41195-001 - Salvador - BA
Telefone: (71) 9 9980-5768. E-mail: aduneb@aduneb.com.br | Jurídico: juridico@aduneb.com.br
aduneb.com.br