Enviar Notícia para um amigo
Imprimir
ADUNEB-Mail
ADUNEB-Mail 2012 – Edição 450 (12/12/12)
Assembleia Geral - Apreciação de Indicativo de Greve
 
Acontece nesta quinta-feira, 13.12, Assembleia Geral Docente, que terá como pauta a avalição e apreciação de indicativo de greve. A atividade acontece às 14h30, no auditório da ADUNEB. A apreciação do indicativo de greve se impõe, pois as negociações com o governo não avançaram. Apesar de ter ocorrido a primeira reunião técnica, no dia 03 de dezembro, a categoria ainda não obteve nenhuma resposta sobre sua pauta de reivindicações. É fundamental que os professores permaneçam ATENTOS E UNIDOS! A AGENDA DE MOBILIZAÇÃO QUE REIVINDICA A PAUTA DOCENTE 2012 CONTINUA!
 
A mobilização é crucial neste momento. O Secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, entre outros comentários, afirmou diretamente aos professores das ADs que as Universidades Estaduais da Bahia são onerosas ao Estado. No governo Wagner a educação é vista como ônus e não como investimento!
 
A luta é de todos os professores! Todo o coletivo docente sofre dia a dia a precarização das condições de trabalho, o descaso da política educacional do governo e, fundamentalmente, com a falta de dinheiro para pagar as contas no final do mês. Segundo o DIEESE, as perdas salariais dos docentes das Ueba chegaram a 111% nos últimos 20 anos.
 
As longas greves do ensino básico e da polícia, deste ano, demonstraram mais uma vez, a maneira autoritária com que o governo lança seu braço sobre as negociações grevistas e direitos dos trabalhadores. Unidos somos fortes! Participe da Assembleia Geral.
 
 
ADs sentam com governo em primeira reunião técnica
 
Aconteceu no dia 03 de dezembro, na SEC, a primeira reunião técnica com o governo. Na pauta estava a reivindicação salarial da categoria docente 2012, e ocorreu após muita pressão da ADUNEB, demais ADs e ANDES-SN. Para debater com os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), o governo escalou representantes da SEC, SERIN e SAEB, entre eles, o Coordenador da CODES, Nildon Pitombo e o Superintendente de Recursos Humanos da SAEB, Adriano Tambone. As professoras Zózina Almeida e Sinoélia Pessoa, diretoras executivas da ADUNEB, marcaram presença pelo Sindicato.
 
O objetivo da reunião era discutir sobre as reivindicações da categoria docente, em uma tentativa de entendimento de ideias. Inicialmente, para o olhar incrédulo dos professores, a menos de um mês para a virada do ano, Adriano Tambone, da SAEB, afirmou não saber precisar qual a previsão de arrecadação de impostos para 2013.
 
Após questionamento das ADs sobre qual a contraproposta do governo para a pauta de reivindicações da categoria, protocolada desde junho deste ano, os representantes do executivo se negaram a estabelecer números. A justificativa foi que os estudos do governo precisam avançar sobre o tema.
 
Durante a reunião foi iniciada uma discussão sobre estrutura remuneratória e índices de indexação. Foi acertado que para a próxima mesa técnica, em 18 de dezembro, tanto governo quanto ADs apresentarão estudos remuneratórios de carreira.
 
 Incorporação CET
 
Outro questionamento das ADs foi quanto ao cronograma da incorporação do percentual remanescente da CET, um direito da categoria docente já conquistado durante a última greve de 2011, e que será discutido em uma mesa de negociações em 8 de janeiro do próximo. Após o governo informar não ter informações sobre o assunto, Nildom Pitombo, da CODES, declarou que tentará para a próxima reunião “antecipar um possível exercício de incorporação da CET”.
 
Os docentes das Ueba, mais uma vez, deixaram claro ao governo que acontece neste momento duas negociações simultâneas: a primeira é sobre o restante da incorporação da CET; e a segunda referente à pauta de reivindicações 2012, que, entre outros pontos, luta por 28% de reajuste salarial. Remuneração que servirá apenas para equiparar os vencimentos dos docentes das Ueba aos salários das estaduais do Ceará, que no momento do cálculo, em março deste ano, representavam os melhores do Nordeste.
 

Governo e ADs abrem diálogo

 
Fórum das ADs em Feira de Santana
 
Nesta semana, dia 14, sexta-feira, acontece em Feira de Santana mais uma reunião do Fórum das ADs, que compreende professores representantes das quatro Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Aduneb, Adufs, Adusb e Adusc). Durante a atividade, entre outros assuntos, estarão em pauta temas como conjuntura, avaliação da primeira reunião técnica com o governo, análise do movimento, avaliação do XI Encontro dos Docentes das Ueba, próximos passos da agenda de mobilização e estratégias de luta para o enfrentamento com o governo.
 
 
Educação terá apenas 1,65% dos royalties do pré-sal
 
Segundo matéria publicada no site do ANDES-SN, o governo tem divulgado que destinará royalties do petróleo à educação como maneia de se atingir os 10% do PIB. Porém, após analisar a Medida Provisória 592, foi constatado que apenas uma pequena parte irá para a área social, sem nenhum novo incremento de recursos à educação. A fonte é a Auditória Cidadã da Dívida. 
Leia aqui.
 
 
Filie-se à ADUNEB, é fácil e rápido se filiar, clique aqui
Colega, fortalecer o sindicato é fortalecer a luta em defesa de nossas reivindicações.
Se você ainda não é filiado, filie-se!
Juntos somos fortes!
Visite as páginas abaixo e se conecte com a luta!
Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - CEP. 41195-001 - Salvador - BA
Telefone: (71) 9 9980-5768. E-mail: aduneb@aduneb.com.br | Jurídico: juridico@aduneb.com.br
aduneb.com.br