Twitter Youtube
Boletim Eletrônico
nome
email
Enviar Notícia para um amigo
Imprimir

Clipagem

28/03/2012 11:29

UNEB lança em Cuba livro inédito e ganha Cátedra Martiana

O Núcleo de Estudos da América Latina (Neal), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, acaba de lançar tradução inédita, em língua portuguesa, do livro A Idade de Ouro, de autoria do herói cubano José Martí.

A publicação, voltada para crianças latino-americanas, busca unificar e difundir a história e a cultura latina por meio de contos, poesias, artigos e seções de entretenimento.

“Para nós do Neal, ver a disponibilização da primeira tradução em língua portuguesa deste livro é a realização de um sonho”, pontuou Maria Carmem Farias, coordenadora do núcleo.

A obra foi lançada durante a 21ª Feira Internacional do Livro de Cuba, que integrou a programação do VIII Congresso Internacional de Educação Superior Universidade 2012, realizado no mês passado, em Havana, capital cubana.

“O livro é o mais representativo do autor e faz tanto sucesso que a edição em espanhol foi a mais vendida durante a feira. Espero que a publicação em português possa difundir a cultura latino-americana entre as crianças brasileiras”, contou a professora da UNEB Francine Mendes, que fez a tradução da obra.

Inicialmente foram publicados 300 exemplares do A Idade de Ouro. Parte desse montante foi doada durante a feira internacional e outra parte vai compor acervo do Centro de Estudos Martianos (CEM) de Havana.

“Logo teremos outras tiragens, que serão distribuídas nas escolas públicas e bibliotecas estaduais e municipais do nosso estado”, sinalizou Maria Carmem, que durante o evento entregou um exemplar do livro para o ex-secretário de Cultura de Cuba, Armando Hart, para que ele presenteasse o líder Fidel Castro.

Cátedra Martiana da UNEB

O lançamento do livro A Idade de Ouro configurou-se como a primeira atividade da Catédra Martiana da UNEB, criada por meio de convênio celebrado entre a universidade e o CEM, durante a 21ª Feira Internacional do Livro de Cuba.

A cátedra – que vai funcionar na sede do Neal, localizada na Proex, no bairro do Imbuí, em Salvador – é a primeira a ser implantada na Bahia e a segunda do país. A primeira foi instalada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

O convênio foi assinado pelo pró-reitor de graduação (Prograd) da universidade, José Bites, que representou o reitor Lourisvaldo Valentim, e pela diretora do CEM, Ana Collazo.

O acordo vai possibilitar o intercâmbio científico entre as instituições e a cooperação em ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é pesquisar e difundir a vida e a obra de José Martí, por meio da constituição de uma rede de cátedras martianas, que funcionam em diversos países.

A cátedra da UNEB será presidida pelo reitor Valentim e será composta por quatro diretores executivos: a coordenadora do Neal, Maria Carmem Farias, e as professoras da universidade Francine Mendes, Maria da Dores Pereira e Neuma dos Santos.

 

A parceria com o Centro de Estudos Martianos (CEM) foi costurada por Maria Carmem, que por meio do Neal já promove diversas iniciativas de intercâmbio acadêmico e cultural com os países da América Latina.

“Vamos lançar A Idade de Ouro em alguns departamentos da UNEB na capital e no interior. Além disso, queremos promover um ciclo de palestras e exibição de filmes latino-americanos”, adiantou a coordenadora.

O termo cátedra é empregado para se referir a alguém ou a um grupo de estudiosos que se dedica a estudar um determinado tema ou disciplina, tradicionalmente dentro de uma universidade, onde são especialistas na área.

O CEM, criado em julho de 1977, é um centro de pesquisa vinculado ao Conselho de Estado de Cuba, que sempre promove encontros acadêmicos, conferência científica, colóquios e seminários.

José Martí foi jornalista, educador, advogado, filósofo, político e escritor. Ele nasceu em 1853, em Havana, e criou o Partido Revolucionário Cubano (PRC). O autor de A Idade de Ouro é considerado o mártir da luta pela independência de Cuba da Espanha.



Elaborado pela assessoria de comunicação da ADUNEB, o serviço de Clipagem apresenta um resumo das informações ligadas à Educação e ao movimento sindical publicadas pelos principais jornais, agências e sites de notícias do país.

É utilizada pela ADUNEB como ferramenta para manter os professores atualizados. Os conceitos e opiniões veiculados nas matérias são de responsabilidade exclusiva do veículo em que foram publicadas e não refletem, necessariamente, a opinião da ADUNEB, diretoria e assessoria de comunicação.

Fonte: PORTAL UNEB

voltar

Outras Clipagens

TV ADUNEB

outros vídeos

Enquete

Logo publicaremos nova enquete. Aguarde!




by Jourdan DesignAssociação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Estrada das Barreiras s/n - Uneb - Cabula - CEP: 41150-350
Salvador - Bahia. Tele/fax: (71) 3257-9333 / 5803. Email: aduneb@atarde.com.br