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Clipagem

15/08/2011 08:40

CAMPUS IV DA UNEB PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE ÉTICA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR


O SEMINÁRIO, ÉTICA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR acontece entre os dias 15 e 17 de agosto no auditório de Departamento de Ciências Humanas do Campus IV(Jacobina) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A abertura ocorrerá as 13 hs. O objetivo principal do evento é refletir sobre a formação cidadã (ética e política) do docente na atualidade.  Faz parte do projeto de seminário a construção da Declaração sobre Ética e Política na Educação. Serão debatidas questões relativas a crise ética e política na Modernidade; a formação política do educador; os  problemas éticos derivados da relação do professor com o aluno e as estratégias para superar a crise ética.

O seminário é coordenado por Julice Oliveira, professora de filosofia do DCH da UNEB, Campus IV (Jacobina); ela é mestre em filosofia contemporânea (UFBA), Especialista em Educação Estética, Semiótica e Cultura (UFBA) e graduada em filosofia (UFBA). O evento é uma promoção do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV, do Programa Nacional de Formação de Professores vinculado a Plataforma Freire e pela Coordenação Local do Curso de em Geografia Plena (Polo de Jacobina).

O evento tem como público alvo estudantes do curso modular de Geografia da Plataforma Freire, estudantes da comunidade acadêmica da UNEB e de outras Instituições de Ensino Superior, Professores do ensino fundamental e médio, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e demais interessados. O seminário possui carga horária total de 25 horas e será emitido certificado de participação para quem cumprir o mínimo de 75% da carga horária total.

Encontra-se em anexo a programação do referido evento cuja inscrição é gratuita (60 vagas) e será realizada exclusivamente pelo e-mail, seminariotematicofilosofia@hotmail.com, de 12 e 15 de agosto de 2011. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail acima ou pelo telefone (074) 36213337 (Professora Dolores Heyne).

 
 

Programação seminário ética e política na formação do professor

 

Dia 15/08/2011(segunda-feira).  Horário: 13:00 às 18:00. Carga horária: 5 hs.

·                    Abertura: A crise ética e política na Modernidade.

·                    A repercussão da crise ética e política na educação.

·                    A relação entre educação, ética e política na Cultura Ocidental: a contribuição de Platão e Aristóteles.

·                    O sentido de educar.

·                    Diferença entre ética e moral religiosa.

·      A moral laica e a educação Moderna.

 

    Dia 16/08/2011(terça-feira). Carga horária: 5 hs. Horário: 7:30 às 12:30

·         Tópico I: A formação ética da pessoa humana.

·         Reflexões sobre a dignidade da pessoa humana.

·         Ética Geral e Ética particular.

·         Principais valores da ética geral: responsabilidade, respeito e liberdade.

·         Interface entre a ética geral e o sistema jurídico contemporâneo.

·           A Liberdade segundo Jean-Paul Sartre.

·         Má-fé, crise existencial, psicanálise existencial e projeto de vida engajado segundo Sartre.

 

 Horário: 14:00-19:00.  Dia 16/08/201 (terça-feira). Carga horária: 5 hs.

·         Tópico II: estratégias para superar a crise ética.

·         As idades da vida segundo Schopenhauer.

·         A questão do autoconhecimento e do individualismo.

·         O problema da autoridade do professor: conhecimento versus autonomia.

·         Maioridade, responsabilidade e autonomia em Kant.

 

 Horário: 7:00 às 12:00. Dia 17/08/2011(quarta-feira). Carga horária: 5 hs.

·         Tópico III: A formação política do educador na atualidade.

·         A concepção de política na Modernidade.

·         A crise na educação entendida como problema político.

 A contribuição de Hannah Arendt para a transformação da conduta do professor: política, liberdade e trabalho.

·         O papel do professor na formação da cidadania.

·         O limiar entre o público e o privado na era das novas tecnologias.

 

Dia 17/08/2011(quarta-feira). Horário: 13:00 às 18:00. Carga horária: 5 hs

Encerramento: Problemas e soluções para a crise na formação ética e política do professor.

·         Poder, instituição escolar e a tarefa do professor.

·         A concepção de poder segundo Michel Foucault: macro e micro relações de poder.

·         Problemas éticos derivados da relação do professor com o aluno.

·         Mecanismos de regulação das relações éticas e políticas no ambiente de trabalho do educador.

·         Políticas públicas que visam valorização da conduta ética e política do professor.

·         Encerramento: elaboração da Declaração Universal sobre Ética e Política na Educação.



Elaborado pela assessoria de comunicação da ADUNEB, o serviço de Clipagem apresenta um resumo das informações ligadas à Educação e ao movimento sindical publicadas pelos principais jornais, agências e sites de notícias do país.

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Fonte: organização do seminário

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