Aduneb-Mail

ADUNEB-Mail 2017 – Edição 706 (27/06/17)

 Nesta sexta-feira (30) é Greve Geral - Fora Temer e as reformas
 
A diretoria da ADUNEB conclama toda a categoria docente, assim como estudantes e técnico-administrativos de todos os campi da Uneb a aderir à Greve Geral desta sexta-feira, 30 de junho. A expectativa é que o protesto seja ainda maior e mais intenso que a greve do dia 28 de abril, considerada uma das maiores manifestações de todos os tempos no país. Na ocasião, mais de 40 milhões de trabalhadores cruzaram os braços contra o ilegítimo governo Temer e as reformas trabalhista e previdenciária.
 
Neste dia 30 os portões de todos os campi da Uneb e das demais universidades estaduais da Bahia estarão fechados. Para a diretoria da ADUNEB, além de cruzar os braços, todas/os brasileiras/os, nesta sexta-feira, têm como tarefa participar das manifestações, que ocorrerão por todo o país. Em Salvador, dois atos de protesto são organizados. O primeiro ocorrerá a partir das 6h, em frente ao antigo Shopping Iguatemi. Depois, às 15h, acontecerá passeata, com concentração na praça do Campo Grande. Para quem mora no interior, fique atento e participe das manifestações de sua cidade.
 
A Greve Geral de 30 de junho, com a organização e participação de todas as centrais sindicais, foi confirmada em reunião realizada na última sexta-feira (23). A reafirmação da ação conjunta das centrais foi fundamental para o fortalecimento das mobilizações. 
 
Nesta segunda-feira (26), a Procuradoria Geral da República denunciou Temer por corrupção passiva, como fruto das denúncias feitas da sua relação com o empresário e dono da JBS, Joesley Batista. De acordo com a ADUNEB, o fato dá ainda mais força à Greve Geral. Para barrar as reformas, derrubar Temer e conquistar as eleições diretas e gerais é necessário paralisar todos os setores produtivos e de serviços do país: as fábricas, o transporte, os bancos, o comércio, as escolas. Somente a mobilização dos trabalhadores, estudantes, movimentos sociais e demais organizações políticas poderão derrotar o ilegítimo governo Temer. 
 


 
Cortejo 2 de Julho – MD ocupará as ruas para denunciar governo Rui Costa e a possibilidade de greve
 
Devido ao contínuo desrespeito do governo Rui Costa com a pauta do Movimento Docente (MD) e a proximidade da greve por tempo indeterminado, os professores dos Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) ocuparão as ruas do Cortejo 2 de Julho, em Salvador, para denunciar o governo estadual. A diretoria da ADUNEB convida toda a comunidade acadêmica a participar de mais este ato em defesa da educação pública superior. A concentração será às 8h, em frente ao posto de gasolina da Lapinha.
 
Com faixas, camisas, cartazes, pirulitos e fanfarra, o Movimento Docente das Ueba mostrará à sociedade a grave crise orçamentária das Ueba e o descaso de Rui Costa e seus representantes. Com a pauta de reivindicações protocolado junto ao governo, desde 19 de dezembro do ano passado (leia mais), até o momento, seis meses depois, nenhum dos itens foi concretamente negociado pelo governo. 
 
Segundo a diretoria da ADUNEB, os problemas enfrentados pelas Ueba oferecem todas as condições objetivas para a deflagração de uma greve. Entre outras questões, a Secretaria da Administração, desde o final de 2015, trava a implantação de todos os processos de promoção, progressão e alteração de regime de trabalho. Apenas na Uneb são 489. Nas quatro Ueba o problema atinge 1.042 docentes.
 

Cortejo 2 de Julho - 2016
 
Outra situação crítica é que há dois anos a categoria não recebe o reajuste linear, o que prejudica fortemente o orçamento familiar de milhares de docentes e suas famílias. Segundo cálculos do Fórum das ADs, após o acúmulo da inflação desses últimos dois anos, a reivindicação salarial deste ano é de 30,5%. O cálculo é o resultado da soma das perdas ocasionadas pela inflação de 2015 e 2016, acrescido de uma política de recomposição salarial.
 
A reivindicação de aumento do repasse orçamentário do estado, de 5% para 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) já é considerada uma bandeira histórica do MD. O orçamento deficitário não supri as demandas em ensino, pesquisa e extensão. Falta a abertura de concursos públicos para professores e técnicos, sobram trabalho, sobrecarga de função e adoecimento do trabalhador. Uma nota técnica da Secretaria da Educação, de 21 de setembro de 2014, que fazia uma estimativa da demanda de professores até 2016, demonstrava que para a regularização do quadro de vagas docente seriam necessárias as contratações, apenas na Uneb, de 515 novos professores (leia mais). 
 
Além disso, ainda existem outros problemas como os constantes decretos de contingenciamento de verba (leia mais); os cortes dos adicionais de insalubridade (leia mais) e das passagens intermunicipais (leia mais), que permitem o trabalho de professores nos campi do interior.
 
Ainda de acordo com a ADUNEB, de maneira responsável, os representantes da categoria docente, que compõem o Fórum das ADs continuam dispostos a negociar. A categoria demonstra profundo descontentamento diante da falta de respostas do governo Rui Costa. A greve por tempo indeterminado é uma possibilidade real, que está cada dia mais próxima.
 

 
 
Comunidade acadêmica avança na proposta metodológica da Estatuinte
 
Na terça-feira (20), professores, técnicos e estudantes, que representam os três segmentos da comunidade acadêmica, mais integrantes da gestão da universidade, estiveram reunidos no auditório da ADUNEB, em Salvador. Na ocasião, os presentes puderam avançar na construção da proposta metodológica para a comissão Estatuinte.
 
Segundo a diretoria da ADUNEB, os trabalhos estão na etapa final. A partir das colaborações de cada segmento da comunidade acadêmica, agora é realizada a conciliação das propostas e elaboração do documento final. A expectativa é que na próxima reunião, em 10 de julho, às 9h, na ADUNEB, o trabalho seja concluído. Posteriormente, a proposta metodológica será encaminhada à análise do Conselho Universitário.
 

Reunião do dia 20 de junho, na ADUNEB

 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE 

 Salvador, 19 de junho de 2017.
 
A Diretoria Executiva Colegiada da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia – ADUNEB – Seção Sindical do ANDES – SN, no uso de suas atribuições e de acordo com o que dispõe o seu Estatuto, convoca seus associados para uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE, a realizar-se no dia 28 DE JUNHO DE 2017 (QUARTA-FEIRA), no AUDITÓRIO DA ADUNEB – CAMPUS I, às 14h, em primeira convocação, e, às 14h30, em segunda convocação, com qualquer número.
 
Pauta Única:
 
Eleição para escolha da/a delegada/o para 62º CONAD do ANDES-SN, a realizar-se em Niterói/RJ, no período de 13 a 16 de julho de 2017, com o TEMA CENTRAL: Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos!
 
 Diretoria Executiva Colegiada ADUNEB
 
 
RETIFICAÇÃO - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE 

 Salvador, 26 de junho de 2017.
 
A Diretoria Executiva Colegiada da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia – ADUNEB – Seção Sindical do ANDES – SN, no uso de suas atribuições e de acordo com o que dispõe o seu Estatuto, convoca seus associados para uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE, a realizar-se no dia 28 DE JUNHO DE 2017 (QUARTA-FEIRA), no AUDITÓRIO DA ADUNEB – CAMPUS I, às 15h30, em primeira convocação, e, às 16h, em segunda convocação, com qualquer número.
 
Pauta:
 
Informes,
Encaminhamentos dos Direitos Trabalhistas,
Substituição do diretor de finanças da ADUNEB, 
O que ocorrer. 
 
 Diretoria Executiva Colegiada ADUNEB
 
 
 
 
Versão E-mail