Aduneb-Mail

ADUNEB-Mail 2017 – Edição 703 (08/06/17)

 Professores da Uneb participam da nova Greve Geral, em 30 de junho, contra Temer e as reformas

 Centrais Sindicais definiram o dia do protesto nacional na reunião da segunda-feira (5)


Reunidas em São Paulo na manhã de segunda-feira (05), as representações das Centrais Sindicais apontaram em unidade a construção de uma nova Greve Geral, para o dia 30 de junho. Em concordância com a indicação das centrais e em luta pelo Fora Temer e as reformas, neste dia, todos os 24 campi da Uneb também fecharão os portões da universidade, que ficará sem atividades acadêmicas e administrativas. A decisão dos professores aconteceu em assembleia geral docente, realizada em 1º de junho (leia mais). Na ocasião, a categoria reafirmou a luta contra Temer e aprovou a paralisação da Uneb no dia ainda ser indicado pelas Centrais Sindicais, fato que ocorreu agora, nessa segunda-feira (05).

Devido ao grave momento político do país, a diretoria da ADUNEB conclama toda a categoria a participar ativamente da Greve Geral de 30 de junho. Ainda de acordo com a diretoria do sindicato, diante de todos os ataques aos direitos trabalhistas e sociais é imprescindível a participação de todas/os nos atos de protesto, que ocorrerão em Salvador e nas cidades do interior. Essa segunda Greve Geral, contra o ilegítimo governo Temer, precisa ser ainda maior que a anterior, de 28 de abril, considerada uma das maiores da história do país. 

Agenda de mobilização

A reunião das Centrais Sindicais também definiu uma agenda de mobilização para a construção da Greve Geral. De 06 a 23 de junho acontecem as convocações de plenárias, assembleias e reuniões, em todo o Brasil. Já para 20 de junho foi indicada a realização de atos e panfletagens das centrais sindicais.


Participe dos protestos em sua cidade
 

Governo estadual acena com a possiblidade de pagar direitos trabalhistas

Informação foi divulgada após o Fórum das ADs intensificar campanha de denúncia e reivindicação

Em conversa com o superintendente de recursos humanos da Saeb, Adriano Tambone, o diretor da ADUNEB, Milton Pinheiro, em 30.05, recebeu a informação que o governo estadual teria a intenção de iniciar diálogo sobre o pagamento dos direitos trabalhistas travados, desde o final de 2015.

De acordo com Tambone, o diálogo teria se tornado possível graças ao favorável balanço orçamentário do Estado da Bahia, que saiu do limite prudencial, recomendado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.  

A diretoria da ADUNEB ressalta que a informação do superintendente da Saeb veio após o Fórum das ADs intensificar, nas últimas semanas, as mobilizações que denunciam o descaso do governo Rui Costa com os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) (leia mais). Os processos travados pela Saeb, desde o final de 2015 até o mês de maio de 2017, de promoções, progressões e alterações de regime de trabalha, chegam a 1042. Desses, 489 são apenas de docentes da Uneb.

O sindicato alerta que, apesar da declaração de Tambone, na prática, nada de efetivo ocorreu até o momento. É necessário que a categoria continue mobilizada. Os protestos continuam a ser intensificados. A garantia dos direitos trabalhistas é um dos itens da pauta de reivindicações 2017 que, entre outros pontos, inclui também a recomposição salarial de 30,5%; repasse orçamentário de 7% da Receita Líquida de Impostos às Ueba; e 1% à permanência estudantil.


Cidade de Barreiras - Um dos outdoors de denúncia que a ADUNEB colocou em todo o Estado da Bahia


Professores devem participar da construção do orçamento nos departamentos da Uneb 

Devido à importância da implantação do Orçamento Participativo na Uneb, a diretoria da ADUNEB orienta aos professores que participem dos debates e da construção do orçamento em seus respectivos departamentos. 

As discussões sobre as diretrizes metodológicas para a implantação do Orçamento Participativo na universidade seriam realizadas em 07 de junho, na reunião do Conselho Universitário (Consu). Porém, foram adiadas para 13 de julho, após acordo entre os presidentes do Consu e das duas câmaras de discussões. As sugestões ao documento das diretrizes enviadas ao Consu pela Reitoria teve participação ativa do representante da ADUNEB, professor Abraão Felix (leia mais).

Diante do adiamento da reunião e da impossibilidade de aprovação das diretrizes metodológicas, o sindicato dos professores irá propor uma reunião entre ADUNEB, Sintest, DCE e Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). O objetivo será cobrar daquele órgão gestor a participação de docentes, técnicos e estudantes no processo de construção do orçamento participativo da Uneb, mesmo com as diretrizes metodológicas ainda não tendo sido aprovadas no Consu.

Após a construção da proposta orçamentária da Uneb, para 2018, o documento será encaminhado ao governo estadual. A ADUNEB tem preocupação com o curto período para discussão e a possível falta de ampliação do debate. De acordo com a Proplan, em reunião com a ADUNEB em 26.04, o prazo final para a entrega do documento é o mês de julho. 

Para a maior participação democrática da comunidade acadêmica, a ADUNEB sugerirá que as representações do Sintest e DCE também incentivem os debates sobre o Orçamento Participativo em seus espaços de discussões.

Conquista

A diretoria da ADUNEB considera que as discussões e posterior implantação do Orçamento Participativo são conquistas do Movimento Docente, frutos da pressão da vitoriosa greve de 2015. Até aquela oportunidade, apesar de constar no plano de gestão da reitoria, não havia nenhum empenho dos gestores pela concretização do projeto. Foi a luta do Movimento Docente, tanto durante a greve quanto depois, incentivando a discussão por meio de reuniões e videoconferências, que garantiu o avanço do Orçamento Participativo na Uneb.


26 de abril - Representantes da comunidade acadêmica e da reitoria discutindo sobre o Orçamento Participativo 
 

Regional Nordeste III do ANDES-SN faz 53º Encontro

ADUNEB abre inscrições para docentes interessados em participar. Atividade será nos dia 16 e 17 de junho, em Delmiro Gouveia (AL)

Com o tema “Movimento Docente contra as Reformas: Greve Geral e Reorganização da Classe Trabalhadora” acontece no município de Delmiro Gouveia (AL), nos dias 16 e 17 de junho, o 53º Encontro da Secretaria Regional Nordeste III do ANDES-SN. A atividade será realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Sertão. O Encontro pautará as resoluções aprovadas no 36º Congresso do ANDES-SN, além de atualizar os planos de luta do Movimento Docente, das seções sindicais, associadas ao Sindicato Nacional. A Ufal em que acontecerá o evento está localizada à Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849, Bairro Cidade Universitária.

A diretoria da ADUNEB abrirá inscrições aos docentes, filiados, que desejarem participar do 53º Encontro da Regional Nordeste III. Serão contemplados os primeiros quatro professores que solicitarem as inscrições, através do e-mail aduneb@aduneb.com.br. A seleção será por meio da ordem de chegada dos e-mails, a partir das 12h, desta sexta-feira (09). O prazo final para inscrições será até meia-noite, da segunda-feira (12). A ADUNEB solicita aos interessados que no e-mail em que manifestarão interesse pela vaga, também já constem o nome completo e o número do R.G., com órgão expedidor.

Os professores contemplados terão direito ao translado no ônibus, fretado pela Regional III e pelas associações docentes, além da estadia em hotel e alimentação.

De acordo com os organizadores, o ônibus sairá no dia 16, de Salvador, às 8h. O ponto de encontro será em frente ao Banco Itaú Personalité, ao lado do Centro Empresarial Iguatemi. O percurso será Salvador - Feira de Santana - Delmiro Gouveia. O retorno está previsto às 8h, do dia 18 de junho.

Programação 

16 de junho

17h30 – Cultural

18h - Mesa de abertura

18h30 - Lançamento da Cartilha de Ciência &Tecnologia

19h - Mesa 1 – Greve Geral e Reorganização da classe trabalhadora: uma necessidade
 
17 de junho 

9h - Mesa 2 – As Contrarreformas e o recrudescimento do conservadorismo: machismo, racismo, sexismo e LGBTfobia
 
12h – Almoço
 
14h - Mesa 3 – Relatos de experiências: questões organizativas e funcionamento do ANDES-SN

17h30 – Mesa de encerramento

18h – Cultural
 
Versão E-mail